RCB/TuneIn
Terça, 25 Set 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
EXTENSÕES DE SAÚDE: REORGANIZAÇÃO AVANÇA
O director executivo do agrupamento de centros de saúde (Aces) da Cova da Beira afirma que a reestruturação dos postos de saúde nos concelhos do Fundão, Covilhã e Belmonte tem que ser feita. A falta de médicos é a principal razão para que a medida seja tomada.
Por Paulo Pinheiro em 24 de Jun de 2010

Outras da categoria:

No concelho do Fundão, a primeira extensão a encerrar é a de Zebras, anexa da freguesia de Orca. Ontem, no decorrer de uma reunião entre os directores executivo e clínico do agrupamento e o presidente da câmara municipal do Fundão o assunto foi analisado.

 

No final do encontro, o director executivo do Aces Cova da Beira disse que para os responsáveis da saúde a extensão de Zebras não existe

 

“É uma questão de legalidade. Existe um edifício onde um médico se desloca de 3 em 3 semanas para dar umas consultas, mas para a ARS o posto não existe”, explica Manuel Geraldes que acrescenta “ o médico que se desloca a Zebras não tem seguro, se acontecer algum acidente vamos ter sérios problemas”.

 

Da reunião, na qual também participou o presidente da junta de freguesia da Orca, não saiu uma solução definitiva, mas foram apresentadas propostas que vão ser analisadas.

De acordo com Manuel Geraldes, uma das ideias passa por ser aumentada a verba que a ARS está a dar à junta da Orca, pelo aluguer do edifício onde funciona o posto, e a partir daí “tentar arranjar transporte para deslocar os habitantes de Zebras para a sede da freguesia, onde terão assistência médica duas vez por semana, aumentando a acessibilidade e a qualidade. No fundo, é encerrar a extensão de saúde das Zebras”, refere o director executivo do Aces Cova da Beira.

 O diálogo com as câmaras municipais e juntas de freguesia vai continuar, assegura Manuel Geraldes. Actualmente, devido ao pedido de aposentação de oito médicos, o Fundão é a situação mais grave, admite aquele responsável.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados