São cinco os Secretários de Estado nomeados por António Costa para “coordenar a execução da declaração do estado de emergência no território continental, ao nível local”.
De acordo com a edição online do "Jornal I", os Secretários de Estado, que têm agora autoridade para a coordenação a nível regional, são Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade, João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e Desporto, Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Jorge Seguro Sanches secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional e José Apolinário, secretário de Estado das Pescas.
Os cinco Secretários de Estado ficam responsáveis pela coordenação das áreas da região Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, respectivamente.
O Primeiro Ministro esclarece que estas nomeações acontecem por ser “imprescindível” assegurar uma melhor coordenação a nível distrital e “devida articulação supramunicipal”, não havendo “prejuízo” para a autoridade dos presidentes nas respectivas autarquias.