RCB/TuneIn
Quarta, 03 Jun 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
COVID-19: POUSADA DA JUVENTUDE DAS PENHAS EM "LAY-OFF"
Rádio Cova da Beira
Os treze funcion√°rios da Pousada da Juventude da Serra da Estrela - Penhas da Sa√ļde (Covilh√£) est√£o em situa√ß√£o de ‚Äėlay-off‚Äô, devido √† pandemia da Covid-19. No entanto, e de acordo com o cons√≥rcio que gere aquela unidade tur√≠stica de montanha(1500m), os trabalhadores v√£o receber o sal√°rio por inteiro. Quem o garante √© o presidente da direc√ß√£o da Federa√ß√£o de Desportos de Inverno de Portugal.
Por Miguel Malaca em 03 de Apr de 2020

Pedro Farromba diz que "para garantir a manutenção da totalidade dos rendimentos dos 13 trabalhadores vão ser utilizadas verbas inicialmente destinadas a obras de manutenção da Pousada da Juventude da Serra da Estrela, nomeadamente o arranjo do telhado. Não é hora de pensar em obras, é tempo de pensar nas pessoas, pois trata-se de uma situação de excepção. Nós não podíamos fazer de outra forma, porque se estamos numa situação estável, foi com a ajuda deles e conhecemos as suas famílias”, frisa o líder da FDIP, em declarações à agência Lusa.

Segundo o presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (Covilhã), e querendo dar assim um sinal de reconhecimento, "a preocupação é tentar que a vida dos funcionários continue normalizada". O dirigente federativo acrescenta ainda que.

“Temos de dar o exemplo. Nós temos feito as coisas com cabeça e agora temos de aguentar. Se lhes fomos pedindo, ao longo dos anos, alguns esforços, agora temos de ser nós a suportar esse esforço". Farromba lança inclusive um desafio a outros empresários a fazerem o mesmo.

“Desafio as outras empresas, que ao longo dos anos puderam ter resultados positivos, que nesta altura olhem pelo rendimento das famílias, para que estas se possam continuar a manter”, conclui Pedro Farromba à Lusa.

Recorde-se que a Pousada da Juventude da Serra da Estrela foi concessionada em 2016, com uma duração de 15 anos, a um consórcio tripartido composto pela Federação de Desportos de Inverno de Portugal, Câmara Municipal da Covilhã e empresa Prumus.

Com a unidade hoteleira actualmente encerrada, os 13 funcionários estão sem trabalhar desde do passado dia 20 de Março.

A decisão do consórcio(já foi inclusivamente requerida) permite assim aos trabalhadores poderem auferirem dos ordenados por inteiro, em vez dos dois terços previstos para esta situação de ‘lay-off’.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados