RCB/TuneIn
Quinta, 04 Jun 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
COVID-19: PRESIDENTE DA FPF REUNIU COM 36 CLUBES DA LIGA
Rádio Cova da Beira
O presidente da Federa√ß√£o Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, esteve ontem reunido com os presidentes dos 36 clubes das ligas profissionais (Liga NOS e LigaPro). O encontro, realizado por videoconfer√™ncia, abordou temas relacionados com a atual situa√ß√£o que o futebol portugu√™s atravessa motivada pela pandemia da Covid-19. Foram transmitidos ap√≥s as conclus√Ķes do "meeting" realizado com a UEFA.
Por Miguel Malaca em 02 de Apr de 2020

Recorde-se que um dos clubes presente foi o Sporting da Covilhã liderado por José Mendes.

 

De acordo com a FPF, foi transmitido aos clubes a decisão de cancelar os jogos das Selecções Nacionais A que estavam marcados para junho - jogos de preparação e playoff do Europeu, sendo que são já 4 os jogos de selecções que ficam por realizar - de forma a aliviar o calendário para os campeonatos nacionais. Com o mesmo objetivo, foi adiado o Campeonato da Europa de sub-21, que deveria disputar-se em maio do próximo ano, para data a agendar em 2022.

 

Outras medidas tomadas pela UEFA foram referidas aos presidentes dos clubes profissionais. No caso concreto, que o Euro feminino para 2022, foi adiado, bem como os Europeus de sub-19 masculino e sub-17 feminino (ambas as provas dão acesso aos Mundiais).

 

Além do cancelamento dos Europeus de sub-17 masculino e sub-19 feminino, os presidentes foram informados de que os clubes que estão a competir na Youth League serão consultados sobre o destino da edição desta época, podendo mesmo ser cancelada caso a maioria vote nesse sentido.

 

Os presidentes foram ainda esclarecidos que também a UEFA considera que o futebol de formação, não profissional e profissional são realidades distintas e por isso admitem soluções diferentes.

 

O encontro com os presidentes dos clubes das ligas profissionais realizou-se no seguimento de uma série de contactos que o presidente da FPF tem vindo a promover durante este período de emergência nacional, que recorde-se, foi hoje renovado oficialmente por mais 15 dias (até 17 de abril).

 

Motivado pelo mesmo tema, Fernando Gomes esteve também ontem reunido com os representantes das 22 Associações Distritais e Regionais (uma delas a AFCB) e vai ainda continuar a fomentar conversas com outros parceiros.

A reunião com a UEFA foi realizada com as 55 federações presentes, também, por videoconferência. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados