RCB/TuneIn
Terça, 14 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
RESISTRELA ALERTA PARA CUMPRIMENTO DAS REGRAS DO LIXO
Rádio Cova da Beira
Face à evolução da infecção por Covid-19 em Portugal, a empresa responsável pelo serviço de recolha e valorização de resíduos em 14 municípios da Beira Interior, alerta para as cinco regras do lixo essenciais a ter com o lixo doméstico que se produz em casa e que precisa de uma atenção especial em fase de pandemia.
Por Nuno Miguel em 31 de Mar de 2020
Um alerta que, de acordo com a “Resistrela” decorre da “necessidade urgente de melhoria de comportamentos individuais que influenciam o serviço de recolha e tratamento de resíduos urbanos, assegurado todos os dias por empresas e municípios”.
Em comunicado, a empresa refere que equipamentos como máscaras, luvas e lenços “não são recicláveis e devem ser sempre colocados no lixo comum. Estes materiais estão a aparecer, em grandes quantidades, nos ecopontos, indo parar às linhas de triagem. Para além de não serem recicláveis, podem estar contaminados.
A segunda regra prende-se com a colocação de lixo comum de resíduos contaminados e aplica-se a todas as pessoas infectadas com Covid-19 ou que se encontrem em quarentena pela mesma suspeita “qualquer pessoa nestas condições, deverá ter o seu lixo colocado em dois sacos, um dentro do outro, bem fechados e depositados dentro do contentor de lixo comum”.
A empresa alerta que os cidadãos não devem nunca deixar sacos de lixo no chão “se o contentor estiver cheio, deve ser utilizado quando estiver disponível ou utilizar-se o contentor mais próximo. Se a recolha habitual for feita com sacos, devem ser seguidas as instruções do município ou freguesia”.
Outra das regras apresentadas pela “Resistrela” é que os cidadãos não devem colocar monos para recolha, uma vez que “em fase de pandemia este serviço não é prioritário”. A última recomendação deixada pela empresa é que os cidadãos fiquem em casa e mantenham a higiene. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados