RCB/TuneIn
Segunda, 13 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
STBB DESAFIA EMPRESAS A SUSPENDER ACTIVIDADE
Rádio Cova da Beira
O sindicato têxtil da Beira Baixa vem, em comunicado, desafiar as empresas do sector a suspenderem a sua actividade para fazer face ao combate ao Covid-19. Em comunicado, aquela estrutura sindical refere que “todos os dias os trabalhadores vão com o coração nas mãos” para o seu local de trabalho.
Por Nuno Miguel em 31 de Mar de 2020
De acordo com o sindicato “o governo deixou vários trabalhadores na expectativa, quando foi decretado o estado de emergência, que fossem definidas medidas que, para além de defender a economia, colocasse em primeiro lugar a saúde dos que mais contribuem para ela”.
Recordando as declarações do Presidente da República no último fim de semana, em que o chefe de estado afirmou publicamente que “a economia não pode parar” o sindicato refere que se vão “tomando medidas pequeninas, cumprindo minimamente com as orientações da DGS. Mas a principal medida que tomam é a medição da temperatura. Quando um trabalhador verifica a temperatura de 37.5 ou superior imediatamente é enviado para casa de coração nas mãos e, os que ficam a trabalhar ficam de igual; uma situação desumana.
O sindicato interroga onde está a preocupação com a saúde dos trabalhadores, sustentando que “medidas simples de tomar, como a suspensão da picagem biométrica por impressão digital no grupo «Paulo de Oliveira» ainda se mantém e até se ameaçam os trabalhadores que o não façam, como acontece na «Penteadora». 
Face à situação que está a ser vivida com a propagação do Covid-19, o sindicato têxtil da Beira Baixa considera que “às empresas que ainda estão a trabalhar exige-se que ponderem suspender a actividade e enviar os trabalhadores para casa sem perda de remuneração e direitos”, garantindo que “é nesta fase que se irá verificar se as empresas passam da teoria à prática e demonstram que não é apenas conversa a dita preocupação com esta situação”. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados