Na origem da decisão da paróquia de São Miguel da Sé e da Comissão do Santuário de Nossa Senhora de Mércoles está a situação de pandemia de Covid 19 e as restrições existentes, no âmbito do estado de emergência.
A romaria da Nossa Senhora de Mércoles, que coincide com o feriado municipal em Castelo Branco, realiza-se na terça-feira após duas semanas da festa da Pascoa.
Também a romaria de Nossa Senhora do Incenso, em Penamacor, feriado no concelho, que se realiza na segunda-feira a seguir à Páscoa, deve ser cancelada. A decisão da realização ou não da romaria penamacorense ainda não foi divulgada.
E face a algumas incertezas sobre a aplicação das determinações publicadas quanto ao exercício do culto nas Igrejas e fora delas, a Diocese da Guarda esclareceu na sexta-feira, 27 de Março, “que estão proibidas todas as celebrações e outras manifestações da Fé e da piedade popular, em público”.
Os funerais constituem a excepção ainda assim deve ser efectuados com reduzido número de pessoas, que a celebração seja breve e se realize em espaço aberto, no caso o cemitério.
De acordo com a Diocese, aos sacerdotes não só é autorizado mas é também solicitado que celebrem em privado “pelo seu povo, que poderá acompanhá-los, de suas casas, através dos meios e redes sociais de comunicação, que pode ser a internet, pode ser o toque dos sinos, pode ser a difusão por altifalante, aliás, processo também utilizado pelas autoridades públicas de segurança, em algumas aldeias, para fazer recomendações, o que está certo, ou outras”, frisa.
O episcopado liderado pro D. Manuel da Rocha Felício detalha o significado da expressão celebrar em privado
“Que o sacerdote celebre em sua casa ou na Igreja, neste caso com porta fechada, o que não impede que seja acompanhado presencialmente por quem necessita que o ajude, respeitando sempre as regras de distanciamento social conhecidas.”
A diocese refere ainda que estas determinações, “longe de infringirem as regras do estado de emergência que estamos a viver, mais contribuem para a sua rigorosa aplicação”, conclui.