RCB/TuneIn
Sábado, 26 Set 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
APOIO DIRETO É URGENTE
Rádio Cova da Beira
O apoio direto aos produtores de pequenos ruminantes, é a única forma de minimizar o grave problema que está a afetar uma das mais importantes fileiras da região. Com as encomendas e vendas de queijo a reduzirem, os produtores estão a deitar leite fora.
Por Paula Brito em 28 de Mar de 2020

Um cenário, que segundo o presidente da câmara do Fundão demonstra bem o drama que vive o setor.

“Muitos produtores de leite estão numa situação muito difícil, porque têm que ordenhar os animais para depois ser deitado fora”.

 

O município do Fundão está, com um grupo de trabalho ligado à agricultura, a tentar encontrar soluções. Mas para já o apoio direto para os pequenos ruminantes é urgente.

 

“Eu espero que esse pacote seja apresentado rapidamente, pelo Ministério da Agricultura e, simultaneamente, estamos à procura de soluções como a transformação em leite em pó, que possa permitir o armazenamento, mas não está a ser nada fácil, por isso a única solução aqui é mesmo os apoios diretos aos produtores.”

 

Para o autarca fundanense, há setores de atividade que têm de ser salvaguardados, sob pena de se estar a destruir a identidade nacional.

 

“Pode pôr em causa aquilo que é uma das fileiras mais importantes da nossa região, estou a falar da região da Beira Baixa, mas acontece com outras regiões de origem do país, deixo aqui o apelo para que, naquilo que pudermos defendermos os nossos produtos de origem, porque acho que isso é também defender Portugal numas circunstâncias tão difíceis para o nosso país.”

 

O autarca já fez chegar esta preocupação quer ao governo, quer na recente conversa que teve com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao telefone.  


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados