RCB/TuneIn
Quinta, 24 Set 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
REGIÃO PREMIADA EM CONCURSO NACIONAL
Rádio Cova da Beira
O BPI e a Fundação ”la Caixa”, através do programa “Promove-Dinamização de Regiões Fronteiriças” vão apoiar o projecto da quinta “Ciência Viva” das ideias e das cerejas no Fundão. No âmbito da segunda edição do programa vão ser apoiadas, também, três ideias com potencial para se converterem em projectos piloto inovadores, da universidade da Beira Interior.
Por Nuno Miguel em 28 de Mar de 2020

Outras da categoria:

O projecto da quinta “Ciência Viva” das ideias e das cerejas está situado no concelho do Fundão e tem como objectivo a criação de laboratório experimental para a valorização dos recursos endógenos e dos subprodutos associados, inserido num espaço produtivo de divulgação, investigação e inovação aberto à sociedade, que terá ainda uma componente de transferência de conhecimento e de intervenção na resolução de problemas localmente identificados. O centro vai ser instalado num espaço outrora destinado à exploração agrícola da quinta Chão de Saldeia em Alcongosta.
Ao nível das ideias com potencial, foram distinguidas três iniciativas desenvolvidas na universidade da Beira Interior; a criação de um dispositivo para terapia da apneia obstrutiva do sono, o “CO2LLECT”, que consiste na instalação de filtros nas indústrias de cal e centrais de produção de energia eléctrica de biomassa para capturar dióxido de carbono e o “Poseidon” que que recorre à utilização de uma bactéria capaz de degradar microplásticos. 
No total, serão apoiados em Portugal oito projectos e sete ideias com potencial para se converterem em projectos piloto inovadores com um investimento global de um milhão de euros.
O programa “Promove”, lançado pela Fundação ”la Caixa” e pelo pretende apoiar o desenvolvimento da regiões do interior de Portugal, distinguindo projectos e ideias inovadoras, em domínios relevantes para o desenvolvimento das áreas onde se localizam. Nesta segunda edição foram recebidas quarenta e duas candidaturas de projectos piloto e dezasseis propostas de ideias, um aumento significativo face às vinte e oito candidaturas de projectos registadas em 2018.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados