RCB/TuneIn
Sexta, 15 Jan 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CICLO DO P?O EM ALDEIA DE JOANES
Pelo terceiro ano consecutivo, a escola e o jardim de inf?ncia de Aldeia de Joanes, em parceria com a junta de freguesia, desenvolveram o projecto "Ciclo do p?o", com o objectivo de ensinar aos alunos todo o trajecto deste alimento, desde a sementeira at? ? mesa.
Por Paula Brito em 22 de Jun de 2010

Para isso foi cultivada uma seara, cujo crescimento foi acompanhado pelos jovens durante o ano. O projecto culminou no passado fim de semana com a festa da ceifa que coincidiu com a festa do final do ano lectivo. Para o coordenador da escola do primeiro ciclo de Aldeia de Joanes, Agostinho Craveiro, este projecto cumpre dois objectivos "por um lado preservamos a memória dos nossos antepassados, por outro ensinamos aos nossos alunos que o pão antes de chegar à mesa tem um longo ciclo a percorrer e que as coisas não são assim tão simples de conseguir".

O projecto envolve as cerca de 150 crianças da escola e jardim de infância de Aldeia de Joanes (95 no ensino básico e 50 no pré-escolar). Ao contrário de outras freguesias, Aldeia de Joanes não se queixa da falta de crianças, mas antes da falta de espaço "felizmente na nossa escola as crianças sobram sempre, o nosso problema é não termos espaço para aceitar mais crianças uma vez que a escola é bastante procurada pelos pais devido à qualidade do ensino que ali é ministrado", explica o presidente da junta de freguesia, António Carvalho.

Para além da qualidade, a proximidade do Fundão é outro dos motivos que leva os pais a procurar aquele estabelecimento de ensino. Apesar de estar quase dentro da cidade, a escola de Aldeia de Joanes não quer perder o contacto com o mundo rural e por isso "abraçou há 3 anos este projecto".

Hoje, na escola e jardim de infância de Aldeia de Joanes todos sabem que o pão antes de chegar à mesa, tem que se semear, ceifar, malhar, moer, amassar e cozer.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados