RCB/TuneIn
Terça, 02 Jun 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CEREJA DO FUNDÃO RECONHECIDA PELA EUROPA
Rádio Cova da Beira
A Comissão Europeia acaba de certificar a cereja do Fundão. Depois de, no ano passado, ter obtido a certificação como um produto de Indicação Geográfica, no país, agora a cereja do Fundão tem também Indicação Geográfica Protegida, um selo de qualidade à escala europeia.
Por Paula Brito em 25 de Mar de 2020

Outras da categoria:

“É a afirmação das propriedades e particularidades da marca e do fruto cereja do Fundão, que permitirá uma cadeia de valorização do produto nos mercados europeus.”

 

Segundo Paulo Fernandes, com o reconhecimento nacional e europeu da cereja do Fundão, fica encerrado um processo que decorria há três anos “e fica fechada uma estratégia importante para a proteção e valorização da marca”.

 

Indiferentes à pandemia, os pomares de cereja já estão em flor e a campanha vai chegar dentro de um a dois meses. O presidente da câmara do Fundão está preocupado com a situação e o município prepara, com os produtores do concelho, um manual de boas práticas para que a apanha da cereja ocorra nas melhores condições de segurança possíveis.

 


“É uma preocupação muito grande, estamos a trabalhar um caderno de procedimentos que possa permitir fazer, em segurança, a colheita. Estamos a trabalhar nisso de forma muito árdua.”

 

 

A área geográfica de produção da ‘Cereja do Fundão’ é abrange todo o concelho do Fundão e as freguesias limítrofes  de Louriçal do Campo e Lardosa, (concelho de Castelo Branco), e no concelho da Covilhã, Ferro e Peraboa. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados