RCB/TuneIn
Quarta, 23 Set 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
JOGOS OLÍMPICOS ADIADOS PARA 2021
Rádio Cova da Beira
Está decidido. Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio'20, foram adiados para o próximo ano. Recorde-se que as pressões eram muitas nesse sentido por parte dos Comités Olímpicos a nível mundial, incluindo a tomada de posição, por exemplo, do Canadá e Austrália, em não participarem no evento. O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe confirma o acordo feito com o Comité Olímpico Internacional.
Por Miguel Malaca em 24 de Mar de 2020

Citado pela BBC, o primeiro-ministro nipónico refere que "eu propus um adiamento por um ano e Thomas Bach (presidente do COI), disse estar a 100% de acordo. O Comité Olímpico Internacional aceitou o meu pedido, devido ao surto da Covid-19". Afirmou Shinzo Abe aos jornalistas.

Em comunicado conjunto, que formaliza a decisão, lê-se que " nas presentes circunstâncias e baseado nas informações dadas hoje pela Organização Mundial de Saúde, o presidente do COI (Thomas Bach), e o primeiro-ministro do Japão (Shinzo Abe), concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada em Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020, e nunca depois do verão de 2021".

Os responsáveis acrescentam ainda que " anular os Jogos seria destruir o sonho olímpico, e portanto partiu-se para o adiamento, o que veio a acontecer. Tudo isto no sentido de salvaguardar a saúde dos atletas, e de toda a gente envolvida nos Jogos Olímpicos, e de comunidade internacional". Conclui a missiva.

O governante japonês Shinzo Abe e o alemão Thomas Bach (líder do COI), estiveram reunidos através de videoconferência, juntamente com o presidente do Comité Organizador Yoshiro Mori, e governadora de Tóquio, Yuriko Koike.  

Lembramos entretanto, que a nossa região tem dois atletas internacionais(olímpico e paralímpico), que pretendem obter os mínimos, para poderem estar nas Olimpíadas, agora de 2021.

Falamos do albicastrense Francisco Belo (SL Benfica), no Lançamento do Peso, e Gabriel Macchi (GCA Donas-Fundão), na Maratona T12, respectivamente.

Quanto ao outro internacional beirão Samuel Barata (SL Benfica), natural da Bouça-Cortes do Meio - Covilhã, terá também mais uma possibilidade de estar pela primeira vez nesta competição, caso consiga atingir os mínimos para participar na Maratona de Tóquio. 

 Os Jogos Olímpicos Toquio 2020 realizavam -se de 24 de julho a 9 de agosto.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados