RCB/TuneIn
Domingo, 05 Abr 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UM CASO CONFIRMADO NO FUNDÃO
Rádio Cova da Beira
O caso, já confirmado, de coronavírus, é um homem, de cerca de 40 anos, que regressou recentemente do estrangeiro, e esteve voluntariamente de quarentena. Paulo Fernandes diz que está ser controlada a cadeia de contágio e toda a família está de quarentena.
Por Paula Brito em 24 de Mar de 2020

O homem regressou há 13 dias do estrangeiro e começou a ter sintomas há três dias, foi hospitalizado, e esta manhã a análise deu positiva.  Internado no Hospital Pêro da Covilhã, está a recuperar bem e, até ao momento, nenhum dos familiares diretos apresenta sintomas, como referiu à RCB, o presidente da câmara do Fundão, Paulo Fernandes.

 

“O facto de ter tomado a medida de ficar de quarentena, voluntariamente, não reduz totalmente o risco, mas reduz bastante. Agora estamos a tentar controlar eventuais cadeias de transmissão, sendo que até à data nenhum dos familiares diretos, que estão em quarentena profilática, apresenta sintomas.”

 

Entretando a delegada de saúde decretou hoje quarentena obrigatória para todos os que cheguem à Cova da Beira. O autarca recorda que, a partir de hoje, a quarentena é obrigatória para todos os que cheguem ao Fundão, à Covilhã ou a Belmonte, oriundos do estrangeiro ou de outros pontos do país e deixa um apelo aos fundanenses.

 

“Obviamente é um primeiro caso, vão acontecer seguramente mais na nossa região, e provavelmente no nosso concelho, mas temos que estar muito fortes, muito unidos, ser muitíssimo disciplinados relativamente às medidas de isolamento social, que são as únicas que nos podem dar maior garantia que, havendo alguns casos possam ser o mais isolados possível.”

 

O autarca garante que o município está a tomar as medidas que minimizem os riscos e que vai adequando dia a dia.

 

“Esta é a linha adequada, temos casas de isolamento para profissionais de saúde e proteção civil, para quando regressam às suas casas estarem mais descansados, também temos espaços de isolamento já preparado, para casos confirmados destes profissionais, montámos uma tenda junto ao centro de saúde para permitir uma melhor triagem de doentes, e todos os dias vão surgindo novas ações.”


 

O autarca entende que “os fundaneneses tem sido bastante disciplinados, mas todo o cuidado é pouco.” 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados