RCB/TuneIn
Quinta, 02 Abr 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
IDEIAS DE NEGÓCIO PREMIADAS
Rádio Cova da Beira
Três ideias desenvolvidas por elementos da universidade da Beira Interior venceram o concurso de empreendedorismo promovido no âmbito do projecto «Take-Off». A iniciativa é coordenada pelo CITEVE e tem como co-promotores o centro tecnológico da cerâmica e do vidro e o centro da indústria de moldes, ferramentas especiais e plásticos.
Por Nuno Miguel em 21 de Mar de 2020
Este concurso tem como objectivo incrementar o empreendedorismo de base tecnológica na área das engenharias, por meio de procedimentos em conjunto e concertados, em três sectores: plásticos e moldes; têxtil e vestuário e cerâmica e vidro.
O projecto “Darko2” foi proposto por João Castro Gomes, docente do departamento de engenharia civil e arquitectura w tem como objectivo implementar uma unidade industrial para a concepção, desenvolvimento e ensaio de soluções e protótipos de produtos pré-industriais. Permite o desenvolvimento de soluções e protótipos baseados na reutilização de resíduos e subprodutos industriais, que endurecem com a absorção de dióxido de carbono sob certas condições de humidade, temperatura e pressão.
“Horde Too Many” tem autoria de Gonçalo Fonseca, formado em engenharia informática e mestrado em design e desenvolvimento de jogos digitais, que desenvolveu um jogo de acção para computadorque decorre num cenário pós-apocalíptico, combinando elementos de sobrevivência e gestão de recursos. 
O projecto “Salys” foi realizado por Luís Lavoura, mestre em biotecnologia pela UBI e que que constitui não só uma alternativa ao sal, como uma nova forma de salgar. Feito a partir de salicórnia e misturado com diferentes ervas aromáticas, tem menos de metade do sódio que o sal e, com proteínas, fibras, minerais e vitaminas, permite salgar e temperar de forma saudável. 
Cada uma das ideias distinguidas neste concurso recebeu um prémio monetário no valor de cinco mil euros. A iniciativa pretende desenvolver produtos ou processos novos, fomentadores de novas empresas, que criem postos de trabalho qualificado, assim como riqueza para a região onde estão inseridas.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados