RCB/TuneIn
Segunda, 06 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
COVID-19: FAÇA DESPORTO EM CASA
Rádio Cova da Beira
Se está em casa a trabalhar, aproveite também, e pratique actividade física. A Organização Mundial de Saúde deixa-lhe algumas recomendações. Por exemplo, todos os adultos saudáveis podem fazer 30 minutos diários de exercícios de intensidade moderada, e actividades que promovam a aptidão cardiovascular e reforço muscular. Seja responsável. Cuide de si. Olhe pela sua saúde.
Por Miguel Malaca em 19 de Mar de 2020

A saber:

Aptidão cardiovascular: 

"Andar o mais possível em casa. Realizar actividades domésticas.  Tratar do jardim/horta, e dançar".

Manter força muscular e equilíbrio:

"Realizar exercícios com apoio de cadeiras, garrafas de água, e com o peso do próprio corpo".

Outras actividades lúdicas:

Se tiver crianças em casa a OMS, aconselha que os pais podem também realizar actividades para permitir a expressão física, como por exemplo: 

"Jogos tradicionais como a macaca - jogo do elástico ou saltar à corda - dança - videojogos ativos - mini-circuitos criativos ativos.

Tal promove a aptidão cardiovascular, a força dos músculos e equilíbrio".

Evite Comportamento Sedentário:

"Evite ficar mais de 30 minutos seguidos na posição sentado, reclinado ou deitado (enquanto está acordado). Levante-se ou ande pela casa   - enquanto fala ao telemóvel  - durante os intervalos publicitários televisivos. Coloque o comando da televisão a uma distância que o obrigue a levantar-se sempre que o quiser utilizar".

"Sempre que possível, trabalhe ao computador/tablet alternando as posições de sentado e de pé. Torne o seu comportamento sedentário em tempo de lazer mais proveitoso:

Ler, jogos de tabuleiro, puzzles e jogos de cartas, são sempre atividades com estímulo cognitivo importante".

"Seja o mais activo possível para ultrapassarmos esta fase da melhor forma".

Faça o melhor por si e por quem o rodeia. 

Estas recomendações da Organização Mundial de Saúde e Direcção Geral da Saúde, não devem dispensar, no entanto, um aconselhamento adicional junto do seu médico assistente no caso de possuir alguma doença crónica ou outro problema de saúde.  Deverá ainda adequar as actividades propostas à sua aptidão física actual.

Faça desporto.

Voltaremos todos mais fortes. 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados