RCB/TuneIn
Terça, 31 Mar 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FRANCISCO ABREU LANÇA LIVRO EM PENAMACOR
Rádio Cova da Beira
António Nunes Ribeiro Sanches: Uma Nação no Tempo, Um Sábio na Época. É este o título da mais recente obra da autoria de Francisco Abreu, que vai ser apresentada no próximo dia 13 de Março na sinagoga da casa da medicina sefardita de Penamacor.
Por Nuno Miguel em 10 de Mar de 2020
Neste livro, o autor tenta desmontar a ideia que António Nunes Ribeiro Sanches tinha sido um sábio errante. De acordo com Francisco Abreu “um sábio errante é aquele que anda um pouco perdido enquanto Ribeiro Sanches viajava com o objetivo da procura de conhecimento. Esteve sempre em locais onde podia alcançar mais conhecimento e mais saber. Esteve na Guarda, em Salamanca, em Coimbra, em Pádua, em Pisa, em Londres, em Paris, entre outros locais, que eram grandes centros do saber da época”. 
O livro é dividido em duas partes. Na primeira é abordada a presença judaica na Península Ibérica e, em particular, em Portugal. Francisco Abreu defende que, durante séculos, os povos, fossem judaicos, cristão ou muçulmanos, sempre se entenderam, apesar das diferentes religiões e que as desordens ocorriam quando se verificavam interferências ao nível das elites religiosas ou políticas. “O exemplo de Ribeiro Sanches, com as perseguições aos cristão novos, é revelador. 75 anos depois da libertação do campo de concentração de Auschwitz é o meu contributo para lembrar o holocausto e que os povos não ganham nada quando são envolvidos em conflitos, ódios e rivalidades”. A segunda parte desta obra recorda o percurso de António Nunes Ribeiro Sanches.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados