RCB/TuneIn
Terça, 31 Mar 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"SALOIO E DANÇA DA TRANCA" CANDIDATA ÀS SETE MARAVILHAS
Rádio Cova da Beira
Rancho folclórico de Silvares – Beira Baixa candidata às "7 Maravilhas da Cultura Portuguesa", na categoria - Música e Dança, a moda - Salaio e Dança da Tranca, anunciou aquela colectividade do concelho do Fundão.
Por Paulo Pinheiro em 09 de Mar de 2020

Outras da categoria:

Em comunicado, a direcção do rancho explica que esta moda é "um género de fandango", que tem várias particularidades que a tornam ímpar neste território, "nomeadamente a particularidade de ser dançada por um par e depois por duas raparigas que saltam sobre uma tranca sem lhe tocarem". A "dança é feita com acompanhamento de acordeão e ferrinhos e duas pedras do rio Zêzere tocadas com arte e mestria por um dos dançarinos", acrescenta.

A moda, que pela sua autenticidade é dançada em todas as actuações do rancho folclórico de Silvares, está mencionada em diversos artigos etnográficos nomeadamente a “Danças Populares Portuguesas. A Dança da Tranca (Beira-Baixa)” - onde se retira, entre outras conclusões: “Danças deste tipo encontram-se ainda, pelo menos, na Escócia, e deve ter sido trazia como tantas outras para a Península pelo Romanos"

O rancho Folclórico de Silvares – Beira Baixa é membro fundador da Federação Portuguesa de Folclore e seu sócio efectivo e foi fundado em 09 de Junho de 1947. A candidatura é da exclusiva responsabilidade da direcção do rancho folclórico de Silvares, composta por Carmina Brás São Martinho, Cláudia Pereira e Joana Bento.



  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados