RCB/TuneIn
Segunda, 06 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
MUSEU DOS LANIFÍCIOS RECEBEU 15 MIL VISITANTES
Rádio Cova da Beira
Em 2019, o museu dos lanifícios da Universidade da Beira Interior recebeu cerca de 15 mil visitantes, mais mil do que no ano anterior. Segundo a diretora do museu, Rita Salvado, o número de visitantes tem vindo a crescer todos os anos.
Por Paula Brito em 04 de Mar de 2020

“Em 2019 atingimos quase 15 mil visitantes e a perspetiva é continuarmos e atingirmos os 16 mil em breve. No ano anterior tivemos 14 mil, temos vindo sempre a subir, não sempre com o mesmo declive, mas agora tem sido constante.”

 

Com uma vasta coleção de arqueologia industrial, equipamentos, vestuário e três núcleos (os estendedouros e râmolas na cidade, a Real Fábrica de Panos e a Real fábrica Veiga), a diretora do museu dos lanifícios da UBI destaca ainda a coleção de 60 mil amostras de padrões.

 

“A coleção da Arqueotex, que é uma fonte de inspiração para designers de moda, ceramistas, temos a descrição do tecido, o debuxo, a ficha técnica de produção.”

 

Com um acervo sobretudo do Século XIX, quando a indústria têxtil estava no período áureo na Covilhã, o museu dos lanifícios guarda, do século anterior, uma tesoura de corte, e como peça mais antiga do seu espólio, pesos de tear do período neolítico, ou seja, com mais de 12 mil anos.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados