RCB/TuneIn
Terça, 31 Mar 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ENCONTROS COM A CIDADE FÁBRICA
Rádio Cova da Beira
O município da Covilhã organiza, de 19 a 22 de março, o IN - Industrial, Encontros com a cidade fábrica. São quatro dias de conferência, visitas artísticas, workshops, exposições e espetáculos em ambiente industrial, com o objetivo de valorizar e dar a conhecer o património industrial da Covilhã.
Por Paula Brito em 04 de Mar de 2020

“Esta edição de 2020 quer ser um passo decisivo na afirmação de um evento que tem como objetivo fundamental a valorização do património local e, especificamente, do património industrial e aportar as artes como ferramentas para motivar a comunidade para o conhecimento sobre o património industrial”.

Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da cultura na câmara municipal da Covilhã, na conferência de imprensa de apresentação do evento que, no primeiro dia, vai ter dois painéis que vão “trabalhar a arte e o património industrial”.

O segundo dia, 20 de março, será de formação de professores e agentes educativos, no terceiro dia, o tema incide nas boas práticas nos museus, centros interpretativos e rotas turísticas. O último dia será dedicado a um passeio cultural pelo património industrial da cidade.

Na apresentação do evento, a diretora regional de cultura do centro, Susana Menezes, elogiou o sentido estratégico do município na valorização, divulgação e conhecimento deste património.

“A possibilidade de tornar as nossas comunidades mais capazes, no conhecimento do seu passado, mas também na intervenção quanto ao seu futuro, esta intervenção das artes, dos artistas, que são um espaço de questionamento por natureza, deixa-nos a certeza que estamos perante um projeto que vai deixar um lastro sério no desenvolvimento do território e capacidade de afirmação quer interna, quer externa.”

 

Todos os dias dos Encontros com a cidade fábrica terminam com espetáculos: no dia 19 de março a ASTA vai encenar uma visita guiada ao museu dos lanifícios, no dia 20, à noite, um concerto com Cláudia Pascoal no New Hand Lab e no dia 21 de março, no mesmo local, a Kayzer Ballet apresenta o espetáculo de dança “The Avenue”.

Paralelamente ao programa, cerca de 40 urban sketchers de todo o país, vão andar pela cidade a desenhar o património industrial que depois será mostrado numa exposição. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados