RCB/TuneIn
Sexta, 03 Abr 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CANDIDATURA FORMALIZADA
Rádio Cova da Beira
A universidade da Beira Interior e mais cinco instituições de ensino superior de Espanha, França, Itália e Roménia formalizaram a candidatura à “Iniciativa Universidades Europeias”, com o objetivo de criar um espaço académico internacional que eleve a qualidade de ensino e investigação e contribua para a resolução de problemas próprios dos territórios em que se inserem.
Por Nuno Miguel em 28 de Feb de 2020

A cooperação surge com a designação de UNITA – Universitas Europaea e, para além da UBI, envolve a Università Degli Studi di Torino (Itália), Universidad de Zaragoza (Espanha), Université Savoie Mont Blanc (França), Universitatea de Veste din Timisoara (Roménia) e a Université de Pau et Des Pays de L’Adour (França). Em comunicado, a universidade da Beira Interior refere que “estas seis academias têm em comum o facto de se situarem em zonas de montanha e de fronteira, nos seus países, e partilharem uma herança cultural, sustentada nas línguas românicas. Têm ainda em comum o trabalho de investigação que desenvolvem em áreas inovadoras como as energias renováveis e a economia circular, entre outras”.

A “Iniciativa Universidades Europeias” é financiada pelo Erasmus+ e insere-se no objetivo da União Europeia de criar, até 2024, duas dezenas destes consórcios. “Estas redes são alianças transnacionais que se tornarão as universidades do futuro, promovendo os valores e a identidade europeus e revolucionando a qualidade e a competitividade do Ensino Superior. Pretende-se que fortaleçam a mobilidade de estudantes e funcionários, promovam a qualidade, a inclusão e a competitividade da educação” refere a UBI neste comunicado. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados