RCB/TuneIn
Terça, 25 Set 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL√ćTICA
DREC RE√öNE COM AUTARCAS DO DISTRITO
Os autarcas do distrito re√ļnem esta quinta-feira, no governo civil de Castelo Branco, com respons√°veis da Direc√ß√£o Regional de Educa√ß√£o do Centro. Em cima da mesa vai estar o encerramento de escolas do primeiro ciclo com menos de 21 alunos.
Por Paula Brito em 16 de Jun de 2010

O tema levou também os dirigentes nacionais do PS a convocar, para esta quinta-feira, uma reunião em Lisboa com os autarcas do Partido Socialista. Independentemente dos resultados dos dois encontros, Domingos Torrão, presidente da câmara de Penamacor, está determinado a não cumprir as directivas do Ministério da Educação que apontam para o encerramento, já no próximo ano lectivo, de todas as escolas do concelho à excepção de Penamacor e Aldeia do Bispo "vamos aguardar pelas reuniões mas a nossa determinação é essa, neste momento a câmara não tem condições nem logística para assegurar transportes e tudo o resto, assim como o agrupamento não tem instalações para acolher mais alunos".

O autarca socialista acusa o governo de dar "o dito pelo não dito" quando não cumpriu o acordo assinado com a DREC para que o encerramento das escolas só acontecesse depois de estar a funcionar o centro educativo da vila, ou seja, no ano lectivo 2011/2012.

Indignado, o também autarca socialista, Amândio Melo, diz em relação a esta questão, que "a administração central pensa que nos municípios só há mentecaptos, nós sabemos melhor quais são os problemas do que o senhor director ou o senhor ministro, isto é de um país terceiro mundista" acrescentou o presidente da câmara de Belmonte na reunião pública do executivo.  

No caso de Belmonte o governo propõe o encerramento, já no próximo ano lectivo, de três escolas: Maçainhas, Carvalhal Formoso e Colmeal da Torre.

Manuel Frexes, presidente da câmara municipa do Fundão, reiterou na reunião pública do executivo que a autarquia não está em condições de cumprir a proposta do ministério de encerrar já no próximo ano lectivo sete escolas do concelho. O autarca social democrata espera que a reunião desta quinta-feira "não seja cancelada de novo", é que é a quarta vez que este encontro está marcado e é adiado.

Se tudo correr como previsto, a reunião entre os autarcas do distrito e os responsáveis da DREC, está marcada para esta quinta-feira às 15h no governo civil de Castelo Branco.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados