RCB/TuneIn
Quinta, 02 Abr 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CASTELO BRANCO: CARNAVAL PROMETE MUITA FOLIA
Rádio Cova da Beira
Castelo Branco assiste a dois desfiles de Carnaval. Sexta-feira, 21 de Fevereiro, e domingo, 23, algumas artéria daquela cidade vivem momentos de folia e boa disposição.
Por Paulo Pinheiro em 18 de Feb de 2020

Para o dia 21 está reservado um dia cheio de animação e muitas gargalhadas, com o habitual desfile das escolas, que conta com o envolvimento de mais de três mil crianças e 500 adultos de todos os agrupamentos de escolas do concelho e instituições locais. A concentração na ex-Metalúrgica está marcada para as 09h30, o desfile tem início às 10h00,  percorre a Avenida Nun’Álvares e termina no centro da Cidade.

No domingo, 23 de Fevereiro, estão anunciadas algumas surpresas “que enchem as ruas da cidade de gargalhadas, criatividade e boa-disposição”.

O evento é organizado pela câmara municipal de Castelo Branco e “vem reforçar a aposta da autarquia em iniciativas que elevam as tradições e cultura locais e, simultaneamente, dinamizam o Concelho”, refere o município.

Um dos protagonistas da festa é José Figueiras, apresentador de televisão, que é o cicerone do desfile, com início previsto para as 14h00.

De acordo com a CMCB, são disponibilizados mil lugares sentados “de forma a incentivar a sensibilização ambiental e a sustentabilidade”. Outra das novidades do desfile é a criação do prémio Eco-Criativo “que visa estimular o aproveitamento de Resíduos Sólidos Urbanos”. Os candidatos a este galardão são avaliados nas categorias: criatividade, mensagem alusiva à defesa do ambiente e tipo de resíduos sólidos utilizados.

Inovação é também o envolvimento do público que pode votar para eleger o “Melhor Grupo” através do site www.carnavalcb.pt e através de um QR Code disponível nas redes sociais da autarquia e em diversos flyers e cartazes distribuídos pela cidade. A eleição para esta categoria será uma ponderação de 40% dos votos do público, sendo que os restantes 60% serão decididos pelo júri presente.

Este desfile, que conta com a presença de várias freguesias e associações do Concelho, tem prevista a participação de cerca de 1000 foliões.

Os grupos concentram-se às 13h00 na Rotunda Europa, para darem início ao desfile às 14h00 pela Avenida Humberto Delgado terminando, posteriormente, o seu percurso na Devesa, onde um júri composto por 5 elementos de diversas áreas, avaliará o desempenho dos conjuntos a concurso, nas várias categorias.

No final do cortejo, enquanto o júri delibera sobre a atribuição dos prémios, a atenção estará voltada para o grupo de sambistas e percussionistas que encerrará o dia com uma brilhante actuação, alusiva à tradição carnavalesca brasileira.

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados