RCB/TuneIn
Segunda, 30 Mar 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FUNDÃO ENTRE OS 20 MUNICÍPIOS COM MAIS IGNIÇÕES
Rádio Cova da Beira
Dos 318 concelhos do país, o Fundão ficou entre os 20 que mais ignições registou no ano passado. Apesar disso, a área ardida ficou-se pelos 484 hectares, 431 dos quais em apenas dois incêndios.
Por Paula Brito em 11 de Feb de 2020

“Ficámos entre os 20 primeiros concelhos do país com maior número de ignições, se bem que isso não se tenha refletido de forma proporcional, felizmente, à área ardida. Tivemos 116 incêndios no total, sendo que, apenas dois ultrapassaram os 100 hectares: na Peroviseu, onde arderam 322 hectares, e um em Valverde, onde arderam 109.

Em entrevista ao programa Flagrante Direto da RCB, o comandante, que acaba de ser reconduzido para mais cinco ano no cargo, recorda como o pior, dos últimos cinco, o grande incêndio da Gardunha, em 2017.

“Só para termos uma ideia, desde que há registo, o maior incêndio tinha sido precisamente na Gardunha, em 1979, onde arderam 4000 hectares, durante seis dias, e em 2017 arderam 6.500 em apenas um dia e meio em que o fogo esteve ativo.”

Para os próximos cinco anos, um dos grandes desafios é a reformulação das secções destacadas de Silvares, Três Povos e Soalheira.

“Arranjar uma forma para reabilitar e rentabilizar ao máximo as secções, e ver até que ponto podemos desenvolver um programa de captação de novos bombeiros.”

É que, segundo o comandante, sem bombeiros não pode haver secções “nos Três Povos temos 10 bombeiros no ativo, já existiram 30, em Silvares temos 15 e já existiram 35, e Soalheira é aquela que está mais ativa, com 23 bombeiros com muita assiduidade e regularidade, para além dos 70 aqui da sede, que acaba por ser um bom complemento.”

Segundo José Sousa, a criação de um programa de reforço e incentivo ao voluntariado nos bombeiros é outro dos objetivos para os próximos cinco anos, a par da segunda equipa de intervenção permanente que vai ser protocolada com a câmara municipal que assegura o pagamento de três elementos e os restantes (2) serão assegurados pela corporação.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados