RCB/TuneIn
Sexta, 29 Mai 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
PROJECTO "LUS?FONIAS": DIA DA COOPERA??O
? fundamental promover uma maior aproxima??o entre Portugal e todos os pa?ses em que o Portugu?s ? a l?ngua oficial.
Por Nuno Miguel em 14 de Jun de 2010

A ideia foi deixada no Fundão por Arnaldo Saraiva. O investigador foi num dos convidados do Dia da Cooperação que decorreu no agrupamento de escolas “Serra da Gardunha” integrado no projecto “Lusofonias”.

Arnaldo Saraiva deixa como exemplo o caso do Brasil "onde ainda existe uma grande falta de conhecimento cultural sobre o que se passa nos dois lados do Atlântico e este tipo de iniciativas é fundamentar para sensibilizar o público escolar para esta temática".

Para Carmelo Rosa, director do departamento de educação da fundação “Calouste Glubenkian” este tipo de iniciativas "é muito importante pois ajuda os alunos a compreenderem outras realidades diferentes da sua e naturalmente que promove uma maior e melhor aproximação entre todos os países que se exprimem em Português".

O ensino da Língua Portuguesa nomeadamente nos paises da CPLP é um dos principais objectivos do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento. Elsa Botas, dirigente do IPAD, refere que "está a ser analisada, em conjunto com o ministério da educação, a hipótese de introduzir nos currículos escolares a disciplina de desenvolvimento para a cooperação que permita aos alunos reforçarem as suas noções de cooperação nomeadamente com povos de países menos desenvolvidos".


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados