RCB/TuneIn
Segunda, 30 Mar 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
VIOLÊNCIA SEXUAL EM JOVENS É NA FAMÍLIA QUE ACONTECE
Rádio Cova da Beira
Em 40 meses, o programa CARE, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), acompanhou 881 casos de crianças e jovens vítimas de violência sexual em todo o país. Um crime que acontece, maioritariamente, em contexto familiar.
Por Paula Brito em 01 de Feb de 2020

A psicóloga e técnica de apoio do programa esteve dois dias no Fundão, no âmbito do protocolo celebrado entre a APAV e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), para promover ações de sensibilização junto dos jovens e da comunidade local, sobre um tema que ainda é tabu.

 

“Ainda continua a ser um assunto tabu, devido ao contexto sexual e relacionado com violência contra crianças. Mas este é o nosso papel, é conseguirmos sensibilizar, informar e chamar a atenção para o que podem ser sinais de alerta.”

 

Segundo Inês Bastos os mais de 800 casos acompanhados no âmbito deste programa, que existe desde 2016 dentro da APAV, ocorrem em contexto familiar.

 

“Maioritariamente, os casos que acompanhamos são situações que acontecem em contexto intrafamiliar, ou seja, a pessoa que pratica este tipo de crimes é da família do jovem.”

 

Segundo Carlos São Martinho Gomes, presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Fundão, esta realidade tem alguma expressão no concelho, apesar de preferir não quantificar.

 

“Tem uma percentagem não despiciente, mas também não alarmante.”

 

No ano passado a CPCJ do Fundão acompanhou um total de 170 casos de várias tipologias. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados