RCB/TuneIn
Domingo, 05 Abr 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
DISPOSITIVO APRESENTADO
Rádio Cova da Beira
A autoridade nacional de emerg√™ncia e protec√ß√£o civil j√° apresentou o plano de opera√ß√Ķes nacional da Serra da Estrela. O dispositivo que mant√©m 15 elementos em perman√™ncia no maci√ßo central vai ser desmobilizado depois da P√°scoa.
Por Nuno Miguel em 30 de Jan de 2020
O dispositivo é composto por cinco corporações de bombeiros; a da Covilhã (distrito de Castelo Branco) e de Loriga, São Romão, Gouveia, Seia e Manteigas (do distrito da Guarda). Fazem ainda parte o grupo de resgate em montanha da força especial de protecção civil, a unidade de emergência, protecção e socorro da GNR e ainda o INEM.
De acordo com a ANEPC, a activação deste plano "pressupõe a unidade de comando e controlo de toda a prevenção e resposta, o incremento do nível de preparação das entidades envolvidas para os diferentes cenários de risco previamente considerados e a sua pronta mobilização em caso de necessidade. A Serra da Estrela é um dos pontos turísticos de maior relevo de Portugal continental, atraindo todos os anos, principalmente durante o inverno, milhares de pessoas" e esse afluxo leva “a planear e a operacionalizar, anualmente, um dispositivo conjunto específico para assegurar uma resposta eficiente e eficaz no âmbito da protecção e socorro”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados