RCB/TuneIn
Terça, 18 Fev 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ARTE URBANA NO MUSEU DO CANTEIRO
Rádio Cova da Beira
A partir do próximo dia 1 de Fevereiro, o Museu do Canteiro, em Alcains, acolhe a exposição de fotografia de Pedro Inácio, “Arte Urbana: efémera e permanente”. Ainda nessa tarde realiza-se uma tertúlia sobre a temática da Arte Urbana que contará com a participação do autor da exposição Pedro Inácio e do artista gráfico Paulo Veiga. A tertúlia contará ainda com o apoio de Carlos Semedo.
Por Paulo Pinheiro em 24 de Jan de 2020

Pedro Inácio, museólogo e investigador na área do Património Cultural refere a propósito de “Arte Urbana: efémera e permanente”. 

“O termo Street Art é recente se o compararmos com a antiquíssima inquietude de representar um símbolo próprio na parede e passar assim a fazer parte da vida pública (…) A Street Art tem estado presente em quase todas as épocas e lugares e é praticamente inextinguível. Porém, entre as suas características há uma que é a mais fascinante, determinante e que se manteve ao longo do tempo: a estreita relação com o dia-a-dia da rua, o que faz transcender para lá das suas origens”. Stahl Johannes, “Street Art”, h.f. ullmann, 2009.

 

Procurando descrever o interesse e curiosidade relacionados com a Arte Urbana posso afirmar que, o principal motivo, deve-se a uma inesperada intromissão por esta nova corrente artística e cultural.

Nesse contexto, o conjunto de imagens que integram a presente exposição, resulta de um continuado levantamento e inventário fotográfico, reunindo desenhos, pinturas e inscrições com motivos de humor, beleza e provocação.

Recuando ao ano de 2009, tive oportunidade de captar as primeiras imagens nas ruas de Madrid. Depois, e sempre em sentido único, foram registadas milhares de fotografias de inúmeras representações concebidas, em espaços públicos e privados, por artistas portugueses e estrangeiros.

Na realidade, em diferentes latitudes e longitudes, o espaço social onde se desenvolve a Arte Urbana é cada vez mais comunicativo e reconhecido para quem produz, realiza e valoriza esta corrente artística.

Tal cumplicidade tem sido determinante para integrarmo-nos no universo da Arte Urbana, por si só reveladora duma nova geração de artistas que, através da sua inquietude, partilham o seu trabalho criativo, tão efémero como permanente.

A inauguração da mostra decorre no dia 1 de Fevereiro, pelas 15:00h, no Museu do Canteiro, em Alcains onde permanece até 30 de Março 2020. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados