RCB/TuneIn
Domingo, 20 Set 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ALCAINS: CENTRO C√ćVICO RAMALHO EANES
Rádio Cova da Beira
A Alma Azul promove no s√°bado, 25 de Janeiro, entre as 16:00h e as 18:00h, na sua sede, em Alcains, a primeira reuni√£o preparat√≥ria da cria√ß√£o de um Centro C√≠vico ‚Äúcomo tributo ao trabalho e ao exemplo de cidadania‚ÄĚ do alcainense General Ramalho Eanes.
Por Paulo Pinheiro em 21 de Jan de 2020

No encontro podem participar todos os interessados em contribuir para o enriquecimento do futuro Centro Cívico “que terá como primeira preocupação: untar, classificar e documentar, todo o material existente sobre a vida militar e política de António Ramalho Eanes”, refere a editora.

Em comunicado, a Alma Azul adianta que os contributos e a acção do futuro Centro Cívico Ramalho Eanes terá uma dimensão nacional, regional  (Zona Centro) e local, com sede em Alcains, que coordenará todas as propostas que chegarem ao Centro e que tenham como base os valores da cidadania, e como proposta de trabalho a organização de um espólio que fixe e valorize o trabalho do ex-Presidente da República, na história contemporânea portuguesa.

O projecto passa pela criação de uma biblioteca, edições ou reedições de livros e a realização de conferências.

“Desenvolver Encontros que fomentem e aprofundem a participação cívica na vida pública, inspirados no pensamento e no trabalho de António Ramalho Eanes ao longo de várias décadas, será uma fase posterior do futuro Centro Cívico”, explica a responsável da livraria, sediada em Alcains (Castelo Branco).

Outras propostas serão discutidas ao longo de 2020, em várias reuniões de trabalho, que vão permitir definir o modelo a adoptar pelo Centro (associação, fundação…) “tendo em conta os contributos jurídicos, económicos e de organização que os membros fundadores decidirem em futuras reuniões”, frisa.

António Ramalho Eanes nasceu em Alcains, a 25 de Janeiro de 1935, desenvolveu uma dinâmica carreira militar, e depois da Revolução de Abril, em 1974, exerceu outros cargos de relevo até à sua eleição para a Presidência da República Portuguesa, onde exerceu o cargo entre o dia 14 de Julho de 1976 e 9 de Março de 1986.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados