RCB/TuneIn
Quarta, 29 Jan 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÔŅĹTICA
ARGEMELA NA LISTA CONFIRMADA PELO MINISTRO
Rádio Cova da Beira
Ministro do Ambiente confirmou, na Assembleia da Rep√ļblica, as √°reas abrangidas pelo concurso p√ļblico para prospe√ß√£o e pesquisa de l√≠tio em Portugal. Foi em resposta √† quest√£o levantada pela deputada ecologista Mariana Silva que o governante referiu os nove lugares que ser√£o abrangidos pelo concurso p√ļblico, onde se inclui a Serra da Argemela.
Por Paula Brito em 16 de Jan de 2020

Para Maria do Carmo Mendes, que integra o grupo que, na associação Guardiões da Serra da Estrela, está a acompanhar a questão, a novidade é o anúncio formal de que vai existir um concurso público. 

 

“Antes deste concurso público, e para essas áreas, já existiam uma série de pedidos para prospeção e pesquisa por parte da empresa australiana Fortescue, que ocupa grande parte das áreas assinaladas, agora, a grande questão que se coloca é o que é que vai efetivamente a concurso?”

 

Maria do Carmo deixa como exemplo, a serra da Argemela.

 

“Se nós sobrepusermos os pedidos da empresa e as áreas do relatório do lítio, o que sobeja é muito pouco. No caso da Serra da Argemela estamos a falar praticamente de toda a serra para exploração e prospeção.”

 

Os vários grupos de trabalho que existem no país contra a exploração do lítio têm vindo a reunir, e ainda não esta definido o próximo passo, mas o plano “megalómano” do governo tem que ser travado.

 

“Temos que ponderar muito bem o que é que vamos fazer doravante, porque o povo está, grande parte, contra a vontade do governo de impor este plano de fomento mineiro.”

 

Contactada pela RCB, Joana Bento, membro do grupo de preservação da Serra da Argemela, não quer tecer para já comentários sobre o tema enquanto o grupo não reunir. Já enquanto deputada do PS pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, Joana Bento, também não quer, para já, comentar.

 

À Assembleia da República chegou uma petição contra a proposta do orçamento para abertura do concurso público de prospeção e pesquisa de lítio nas nove zonas confirmadas pelo ministro. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados