RCB/TuneIn
Terça, 28 Jan 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
PENAMACOR: MADEIRO JÁ ESTÁ NO LARGO DA IGREJA
Rádio Cova da Beira
A população saiu às principais ruas da vila de Penamacor para assistir ao desfile, que transportou o Madeiro para o Largo da Igreja, no passado domingo, 8 de Dezembro. Uma grande quantidade de lenha foi, mais uma vez, depositada junto à Igreja onde permanece até ao dia 23 de Dezembro. Nesse dia, realiza-se o Workshop de Cultura e Gastronomia “Sabores De Natal - Na Memória de Penamacor”, com o Chef Valdir Lubave, e o concerto dos Gospel Collective. Finalmente, pelas 24:00, tem início a queima do Maior Madeiro de Portugal.
Por Paulo Pinheiro em 10 de Dec de 2019

O Madeiro de Penamacor ganhou fama de ser o maior do país. Todos os anos, com o aproximar do Natal, por todas as freguesias do concelho, os jovens em idade de cumprir o serviço militar unem-se para cortar e transportar os troncos que alimentarão a fogueira para aquecer o Menino Jesus. O grande monte de madeira, depositado no adro da igreja, é ateado ao cair da noite do dia 24, à excepção de Penamacor, que arde de 23 para 24, e mantém-se aceso durante vários dias. Depois da ceia de Natal, a população reúne-se em redor da fogueira, num gesto ritual de fraterno encontro.

Em Penamacor, a chegada do Madeiro tem data marcada e o ato assume foros de festividade. De facto, no dia 8 de Dezembro, a população acorre generosamente à rua para saudar o cortejo de tractores e reboques, em número que procura sempre bater o antecedente, onde os jovens do ano, dantes só os rapazes e agora também as raparigas, empoleirados nos troncos, atiram à rebatina os frutos do ramo de laranjeira que a praxe manda trazer, cantando acompanhados à concertina.

 

c/ LS 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados