RCB/TuneIn
Domingo, 08 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FUNDÃO: FORMAÇÃO PRÁTICA DE TÉCNICO DE FOGO CONTROLADO
Rádio Cova da Beira
Até domingo, 7 de Dezembro, decorre no concelho do Fundão, concretamente entre as freguesias de Enxames e Mata da Rainha, uma formação prática de técnico de fogo controlado.
Por Paulo Pinheiro em 04 de Dec de 2019

A actividade contribui também para a execução do Plano de Fogo Controlado do Município. Neste contexto poderá haver libertação de fumos resultantes da queima, similares a um incêndio florestal, mas a população “pode estar tranquila que o fogo está devidamente controlado pelos meios no terreno”, asseguraram os promotores da iniciativa.

 

O Departamento de Formação da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fundão encontra-se a realizar uma formação prática de técnico de fogo controlado entre as aldeias de Enxames e Mata da Rainha (Fundão).

 

Com a actividade, os bombeiros pretendem que os/as formandos/as adquiram as competências, conhecimentos e capacidades necessárias para o planeamento, execução e avaliação de operações de fogo controlado, permitindo a obtenção de credenciação em fogo controlado.

 

"O uso do fogo na gestão dos sistemas florestais e a sua importância na manutenção e protecção dos ecossistemas, nomeadamente nos climas de influência mediterrânea, é a técnica ecologicamente mais sustentável", referem os responsáveis pela formação.

O conhecimento adquirido no uso do fogo controlado permite afirmar que se trata de um método cujos impactes ambientais são controláveis, que podem ser nulos ou negligenciáveis, com vantagens operacionais e económicas em relação às outras técnicas de gestão da vegetação do sub-bosque, e versátil, uma vez que permite alcançar diversos objectivos (silvícolas, silvopastoris, cinegéticos, ecológicos). devido a factores sociais e políticos.

 

foto: apasflorestas 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados