RCB/TuneIn
Quarta, 03 Jun 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
SANTA BEBIANA CHEGA AO PAUL NO FIM DE SEMANA
Rádio Cova da Beira
A Santa Bebiana regressa ao Paul este fim de semana. De sexta a domingo, aquela vila do concelho da Covilhã vai ser a capital da jeropiga, da folia e da gastronomia tradicional.
Por Paula Brito em 26 de Nov de 2019

É assim desde há 15 anos, quando a Casa do Povo do Paul decidiu recriar, no primeiro fim de semana de dezembro, a antiga festa dos pastores, como recorda Leonor Narciso.

 

“Era a altura da abertura dos pipos, e quem tinha os pipos eram as pessoas mais abastadas, os ganhões que andavam de procissão em procissão com os pastores que, acima que começava o Inverno desciam a serra e ficavam no Paul, de tal forma que casavam lá e ainda hoje há gente de Loriga que ali ficaram.”

 

Para o presidente da direção da Casa do Povo do Paul, a Santa Bebiana pretende ser, mais do que uma festa, uma oportunidade de divulgar a vila do Paul e o seu património.

 

“A festa anda à volta de tascas, de convívio, de muita folia, mas há uma parte que eu gostava de salientar. No sábado à tarde temos um passeio cultural, pelas 16h, porque queremos divulgar a nossa vila, um património que não se deve esquecer, a tradição, as histórias contas e ditos que os antigos sabem.”

 

Para além do passeio cultural, no sábado à tarde, Cristóvão Galvão destaca ainda as conversas no feminino, no final da tarde de sábado e a procissão e sermão bebiano, seguida do concerto com o grupo Kumpania Algazarra, sábado à noite.

 

Para o vereador com o pelouro do associativismo, na câmara da Covilhã, José Miguel Oliveira, a Santa Bebiana, no Paul, “é uma festa que se encontra inserida num calendário que se tem vindo a afirmar cada vez mais no nosso concelho”.

 

A Santa Bebiana, no Paúl, abre portas esta sexta-feira, às 19h, com muita animação e destaque para a chegada da santa, isto é, da pipa, às 22 horas.

 

Na apresentação do evento, o presidente da junta de freguesia do Paul, Gabriel Gouveia, deixou o convite, “quem nunca foi àquela festa um dia, não sabe o que perde”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados