RCB/TuneIn
Domingo, 07 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
DEFESA DO SNS DEVE SER CONSENSUAL
Rádio Cova da Beira
O apelo foi deixado por Hortense Martins, deputada do PS eleita na assembleia da república no distrito de Castelo Branco, na convenção nacional da saúde que decorreu em Lisboa.
Por Nuno Miguel em 26 de Nov de 2019

Outras da categoria:

Em comunicado, a também vice presidente do grupo parlamentar do PS afirma que “o sistema de saúde existente, apesar das suas dificuldades, tem garantido o acesso aos cuidados de saúde a todos os cidadãos com um nível razoável de qualidade, equidade e eficiência. Num país marcado por desigualdades, o serviço nacional de saúde tem sido um poderoso instrumento de coesão social", competindo ao estado “assegurar o cumprimento escrupuloso dos princípios da universalidade, da cobertura geral, em condições de acesso, de equidade e de qualidade". 
Hortense Martins acrescenta que o sector da saúde "enfrenta desafios cruciais e por isso é urgente pensar em novas soluções e novas abordagens que permitam renovar e preparar o sistema de saúde para uma nova era, tendo em conta em especial as questões do envelhecimento e avanço científico". 
Já em relação aos recursos humanos e financeiros do SNS, a deputada recordou que, "depois de quatro anos de total desinvestimento do governo PSD/CDS-PP e uma deterioração generalizada dos cuidados de saúde", o executivo do PS “procedeu à reversão total das reduções remuneratórias e à recuperação das majorações devidas pelo trabalho suplementar nas remunerações dos médicos e enfermeiros. Ainda hoje estamos a recuperar desse período, sendo necessário continuar a apostar na melhoria do acesso e da equidade do acesso, a valorização dos recursos humanos e a melhoria da eficácia e da sua sustentabilidade”. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados