RCB/TuneIn
Segunda, 25 Out 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
SOPHIA DE MELLO BREYNER HOMENAGEADA NA UBI
Rádio Cova da Beira
A Universidade da Beira Interior promove esta terça-feira,26 de Novembro, um congresso internacional de homenagem a Sophia de Mello Breyner: "Sophia de Mello Breyner: a contemporaneidade dos clássicos”. A iniciativa vai decorre na Faculdade de Artes e Letras no âmbito das comemorações do centenário da escritora.
Por Paulo Pinheiro em 26 de Nov de 2019

De acordo com a organização, o congresso pretende enaltecer as pontes de entendimento cultural que Sophia soube construir na sua vida e obra, como o programa consagra, com palestras e comunicações, por parte de professores convidados de diversas universidades, desde Arnaldo Espírito Santo, responsável pela conferência inaugural, até Cândido Martins, que irá proferir a palestra de encerramento.

O programa contempla ainda um Recital de poesia de Sophia, por parte de alunos dos diversos cursos do Departamento de Letras e de professores bibliotecários da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares da Covilhã. Oportunidade ainda para assistir à projecção do documentário de César Monteiro sobre a Autora e respectivo debate, dinamizado pela cineasta Amarante Abramovici. Faz ainda parte do Congresso Internacional a apresentação da exposição de e sobre Sophia e Jorge de Sena, patente na Biblioteca Central da UBI desde o dia 6 de Novembro.

 

 Os promotores destacam ainda que “Sophia insistia nas lições trazidas por clássicos como Homero ou Sófocles, a exemplo do valor da justiça, para as nossas vidas, e por ela tão destacado. Por “Clássicos” entendemos também neste Congresso os paradigmas de outras culturas com as quais a obra sophiana estabelece relações intertextuais, da portuguesa, à espanhola, à dinamarquesa ou à brasileira. Paradigmas que escapam à espuma dos dias, na expressão de Italo Calvino”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados