RCB/TuneIn
Segunda, 08 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
BE QUESTIONA EVENTUAL DESLOCALIZAÇÃO DA ESGIN
Rádio Cova da Beira
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda na assembleia da república enviou uma pergunta ao ministro de ciência e ensino superior onde Manuel Heitor é interrogado sobre a eventual deslocação da escola superior de gestão do IPCB, que funciona em Idanha-a-Nova, para o concelho de Castelo Branco.
Por Nuno Miguel em 21 de Nov de 2019

Outras da categoria:

Na pergunta, formulada pelo deputado Luís Monteiro, o Bloco de Esquerda afirma que “existe uma vontade, tanto por parte do presidente do instituto politécnico de Castelo Branco, como por parte do presidente da câmara municipal de Castelo Branco, da deslocalização da escola superior de gestão de Idanha-a-Nova para a capital de distrito”. 
De acordo com o eleito do BE, o que está em causa é “o encerramento de um pólo dinamizador no distrito de Castelo Branco, descentralizador de uma oferta educativa de ensino superior e que é uma atracção para centenas de jovens que, caso não existisse essa possibilidade de prosseguir estudos num raio geográfico mais próximo do lugar onde vivem, possivelmente não o teriam feito”.
Luís Monteiro sublinha que “a capacidade de um serviço público como o ensino superior responder positivamente às necessidades das populações também depende da sua distribuição geográfica de forma mais ampla e justa. O combate à desertificação é um combate com várias frentes, uma delas passa, obrigatoriamente, pela capacidade de olhar o território como um todo e planear uma implantação também em localidades que não as capitais de distrito”.
Face a esta situação, o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda quer saber se o ministro da tutela “tem conhecimento desta vontade por parte da câmara municipal de Castelo Branco e do instituto politécnico de Castelo Branco” e em caso afirmativo se o governo vai “encetar um diálogo com o IPCB no sentido de promover uma solução social e territorialmente mais justa”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados