RCB/TuneIn
Segunda, 16 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
FDIP QUER TER UM PAVILHÃO DE GELO EM PORTUGAL
Rádio Cova da Beira
"O sonho comanda a vida", diz o poeta, e também Pedro Farromba. Tal como já tinha referido à RCB no passado ano, e reforçado a ideia em Outubro último, o presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal(Covilhã) deseja construir no país (Lisboa) e Serra da Estrela(junto à Piscina das Penhas da Saúde), um pavilhão de gelo e pista amovível, respectivamente. O orçamento será de €400 mil
Por Miguel Malaca em 17 de Nov de 2019

De acordo com este objectivo da FDIP, o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, manifestou também este sábado a convicção de que no decorrer da actual legislatura, irá ser construído um pavilhão de gelo no país.

"O Pavilhão de Gelo tenho a certeza que vai acontecer nesta legislatura" referiu o governante na Gala da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, na qual foi distinguido como Personalidade do Ano 2019.

O evento realizou-se ontem à noite na Pousada de Juventude da Serra da Estrela e contou com a presença de cerca de 100 convidados.

João Paulo Rebelo, acrescentou que " as negociações têm em vista a localização em Lisboa e o seu papel tem sido de intermediação, nomeadamente entre a FDIP e o Município de Lisboa. no que diz respeito à negociação dos espaços e ultrapassagem de alguns constrangimentos, para que possa ser uma realidade o mais breve possível. O financiamento será público, apesar da FDIP ter hoje alguma receita acrescida, na sequência da decisão do Instituto Português do Desporto e Juventude de atribuir à Federação de Desportos de Inverno de Portugal, receitas provenientes de apostas em modalidades como o Hóquei no Gelo", afirmou o representante do Governo no seu discurso, e reforçou a ideia também no final  à RCB.

Pedro Farromba ouviu, gostou, e disse que " um pavilhão com estas características, o primeiro, seja possível no próximo ano, tal como espero também que a candidatura que fizemos ao Turismo de Portugal, no âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, e que está orçada em 400 mil euros, seja aceite, no que diz respeito à construção de uma pista amovível a instalar por cima das Piscinas das Penhas da Saúde, que a FDIP passou a explorar no último verão, também para a prática da modalidade(hóquei no gelo), patinagem artística e curling", conclui à RCB.

A cerimónia serviu ainda para entregar os troféus aos campeões nacionais 2018-19, em Esqui Alpino - Slalom e Snowboard Cross, e prémios de mérito a Atleta/Treinador/Pai/Clube/Atleta Revelação(adaptado) do Ano.  

A FDI Portugal espera que em breve também possa renovar a concessão da exploração da Pousada da Juventude das Penhas da Saúde na Serra da Estrela, após 2030, na perspectiva de poder construir um Centro de Estágios de Recuperação e de Alto Rendimento em Altitude(1600 metros).

A partir de Janeiro de 2020, Pedro Flávio, actual vice-presidente da direcção da FDIP, vai passar a ser, a tempo inteiro, o novo director-executivo do organismo com sede na cidade da Covilhã. Este responsável aproveitou ainda para apresentar a sexta edição do Ski4ALL, que irá decorrer até final da época de desportos de inverno (Abril 2020).

Participam cerca de 2300 crianças de todo o país(ensino básico) e este ano haverá uma novidade, com a iniciativa a realizar-se, não só, no Ski Parque de Manteigas, mas também na Estância de Esqui da Torre(abre oficialmente ainda este mês, com uma novidade, a colocação de uma cadeira para desporto adaptado, que custou €6 mil e que foi comprada pela Fundação do Desporto em Portugal, recorde-se), e nas próprias Escolas. 

Turiestrela e FDIP  assinaram entretanto um protocolo até 2022(final do mandato de Pedro Farromba), tendo em vista a utilização da nova cadeira por parte de atletas com deficiência.

Artur Costa Pais, administrador da concessionária da Estância de Esqui e Snowboard na Torre (Serra da Estrela), anunciou ainda a oferta dos forfaits da temporada 2019-20, para todos os atletas com deficiência, para poderem praticar as modalidades. 

Sérgio Figueiredo e "Mancha" continuam a ser os seleccionadores nacionais de Esqui e Snowboard, respectivamente, na FDI Portugal. 

Ricardo Brancal, Manuel Ramos, Vanina de Oliveira e Christian de Oliveira, são os quatro esquiadores que actualmente, têm estatuto de atletas de alto rendimento.

Manuel Ramos e Vanina de Oliveira, recorde-se, vão estar entretanto a representar Portugal nos Jogos Olímpicos da Juventude, no próximo mês de Janeiro, em Lousanne, na Suíça. 

Na Gala da FDI Portugal, para além de clubes, atletas, pais e dirigentes, estiveram ainda presentes várias individualidades:

Vítor Pereira(Presidente do Município da Covilhã), João Marrana(Vice-Presidente da Fundação do Desporto), Humberto Santos(Presidente do Instituto Português de Reabilitação), José Manuel Lourenço(Presidente do Comité Paralímpico de Portugal), José Manuel Araújo(Secretário Geral do Comité Olímpico de Portugal), para além de Catarina Durão(Presidente do IPDJ Regional do Centro).

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados