RCB/TuneIn
Terça, 12 Nov 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
A HOMENAGEM A ALBANO MARTINS
Rádio Cova da Beira
Albano Martins foi ontem homenageado na terra que o viu nascer. Agora, a casa do barro, além de um espaço dedicado à obra do poeta, tem também um mural, da autoria do artista Daniel Eime, que lhe captou a alma, como referiu a filha. Isabel Martins falou em nome da família sobre a homenagem que ultrapassou todas as expetativas.
Por Paula Brito em 10 de Nov de 2019

“Porque acho que, de facto, está a ali o meu pai, na expressão do olhar, é ele que está ali. É pena não ter aqui o artista que conseguiu captar aquilo que os retratistas muitas vezes não conseguem que é a alma, está ali a alma e não propriamente o retrato do meu pai.”

Um mural que vem enriquecer ainda mais a casa do barro, disse o presidente da junta de freguesia de Telhado, Jorge Martins.

“Esta casa tem estado muito dinâmica, tem tido algumas atividades, tem tido visitas constantes e, sem dúvida, que foi das obras mais importantes feitas nos últimos anos na nossa freguesia.”

O autarca aproveitou para deixar o repto à família para doarem à freguesia algum espólio do poeta para valorizar ainda mais o espaço. Mas o espólio de Albano Martins pertence agora a uma associação, que o município do Fundão pretende integrar, como refere Paulo Fernandes.

“O município irá levar à assembleia municipal de dezembro, um pedido para fazermos parte da Associação Albano Martins, e com isso, ajudarmos a valorizar a vida e a obra de Albano Martins e o futuro. Tudo faremos para que ele nunca morra para esta comunidade, nunca morra para o nosso país.”

Da homenagem fazia ainda parte a entrega de prémios do IV concurso de poesia Albano Martins mas que não foram entregues por não estarem reunidas as condições para tal, justificou a presidente do júri Luísa Malato. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados