RCB/TuneIn
Terça, 12 Nov 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
A23 EDIÇÕES LANÇA “PINTURA, POESIA E VINHO”
Rádio Cova da Beira
O editor Ricardo Paulouro e o poeta Gonçalo Salvado dirigirem uma coleção de poesia intitulada Lumen Pintura Poesia e Vinho, editada pela A 23 Edições em parceria com a Quinta dos Termos.
Por Paulo Pinheiro em 10 de Nov de 2019

De acordo com os promotores, trata-se de uma colecção de poesia, única no panorama editorial português, cujas obras surgem em original formato livro/garrafa “numa união que pretende efectivar materialmente a relação simbólica e milenar entre o vinho e a poesia”.

A referência ao vinho na poesia e na literatura ocupa um lugar privilegiado ao longo de toda a história da humanidade. Nenhuma outra bebida foi tão citada literáriamente e se prestou tanto a comparações.

 

Desde os primeiros textos conhecidos, que a literatura refere o vinho, inclusive a própria Bíblia, no seu célebre poema Cântico dos Cânticos. Este poema identifica-se como exemplo maior, visto que utiliza a figura do vinho oito vezes como metáfora.

 

Já na modernidade, recorde-se o valor que atribuem ao vinho poetas marcantes como Baudelaire (França, 1821-1867) ou Neruda (Chile, 1904 –  1973) que lhe teceu uma Ode inesquecível.

 

A colecção Lumen foi inaugurada com o livro de poesia Cântico dos Cânticos de Gonçalo Salvado,  longo poema inspirado no célebre livro bíblico do amor, em versão bilingue (Português/Italiano), ilustrado com desenhos do escultor Francisco Simões e prefaciado pelo ensaísta e crítico de poesia Fernando Guimarães. A tradução para o Italiano é da poetisa e tradutora italiana Stefania Di Leo.

 

A primeira apresentação ocorreu, em Salamanca, Espanha, na Faculdade de Filologia da Universidade de Salamanca, no âmbito do XXII Encuentro de Poetas Iberoamericanos organizado pela Fundación Salamanca Ciudad de Cultura y Saberes sob a direcção do poeta peruano espanhol Alfredo Pérez de Alencart, Professor da Universidade de Salamanca. O livro de Gonçalo Salvado foi recentemente apresentado, a 27 de Outubro, integrado do Festival Literário da Gardunha, no Fundão.

 

Recorde-se ainda que o vinho num contexto amoroso é por sua vez o tema da primeira antologia de poemas de Gonçalo Salvado, ilustrada com desenhos do escultor José Rodrigues, publicada por esta mesma editora e com o mesmo formato (2017) em homenagem ao Rubayat do poeta persa do séc. XI Omar Kayyam – obra cume da poesia universal que, a par do Cântico dos Cânticos, mais referencia e enaltece o vinho.

 

Esta antologia de Gonçalo Salvado constituiu-se na altura o primeiro livro/garrafa editado em Portugal.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados