RCB/TuneIn
Terça, 12 Nov 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ESART E NATURTEJO RECORDAM FERNANDO NAMORA
Rádio Cova da Beira
‚ÄúMata da Rainha ‚Äď As Minas de Fernando Namora‚ÄĚ √© a designa√ß√£o do novo projecto realizado pelo geoparque Naturtejo e pela escola superior de artes aplicadas do IPCB. Coordenado pelos docentes Carlos Reis e Isabel Marcos e pelo ge√≥logo Carlos Neto de Carvalho, o projecto pretende dar ‚Äúuma abordagem art√≠stica multidimensional √† obra do escritor portugu√™s Fernando Namora, no final das comemora√ß√Ķes do centen√°rio do seu nascimento‚ÄĚ.
Por Nuno Miguel em 10 de Nov de 2019
Em comunicado, as entidades dinamizadoras do projecto referem que as “minas de San Francisco são um retrato desprovido de capas morais da realidade de uma pequena aldeia do interior do país durante a segunda guerra mundial, num tempo em que decorria a corrida mineira ao volfrâmio. Centenas de pessoas afluíram a este local oriundas de todo o país e da região, e o novo modo de vida não passou sem deixar uma profunda marca na sociedade rural que ainda perdura”.
O projecto tem como um dos seus principais objectivos “reavivar os espaços factuais que alimentaram a imaginação, mas também as vivências de Fernando Namora. Mais de quarenta alunos encontram-se a explorar as antigas minas da Mata da Rainha no terreno desde o início de Outubro, os espaços do romance e as memórias dos habitantes da aldeia, assim como as suas percepções sobre as realidades e personalidade por detrás das histórias”.
No final do semestre, os grupos de trabalho vão promover uma exposição de criatividade sob vários suportes visuais à disposição dos habitantes de Mata da Rainha, bem como dos municípios trespassados pela antiga área mineira que abrange os concelhos do Fundão, Idanha-a-Nova e Penamacor. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados