RCB/TuneIn
Sexta, 22 Nov 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FUNDANENSE GANHA PRÉMIO INOVAÇÃO
Rádio Cova da Beira
Paula Roque, fundadora da consulta de Reiki no hospital do Fundão, recebeu o prémio Cátia Arnaut, atribuído pela primeira vez pela Associação Portuguesa de Reiki, para distinguir projetos inovadores nesta área. Paula Roque criou, há seis anos, no Fundão, a primeira consulta de Reiki num hospital público. Um projeto pioneiro no país e na Europa.
Por Paula Brito em 07 de Nov de 2019

“A inovação tem a ver com uma consulta de Reiki em consulta externa, e não apenas dirigida para determinados setores ou grupos de pessoas hospitalizadas, cuidadores, enfermeiros ou outros. É uma consulta aberta a todos os utentes, o modelo de funcionamento foi todo pensado de raiz porque não existia. É uma consulta única a nível europeu e o hospital do Fundão é pioneiro nisso.”

Segundo Paula Roque, só este ano, até 19 de outubro, foram 313 as consultas de Reiki dadas no hospital do Fundão, sempre nas manhãs de sábado. Uma procura que tem vindo a crescer, o que obrigou já a uma reorganização, para evitar listas de espera.

“Há lista de espera, mas, graças ao acolhimento e apoio do hospital do Fundão, foi feita uma reorganização das consultas para nos permitir ter acompanhamento nos casos que mais precisam e não haver tanto tempo de intervalo entre consultas. Há possibilidade de marcar uma nova consulta todas as semanas, todas as outras são de acompanhamento.”

Paula Roque, que iniciou o projeto da consulta de Reiki no hospital do Fundão há seis anos, explica em que consiste esta terapia.

“É uma terapia complementar, que complementa todas as outras, não realiza diagnóstico e, obviamente, não substitui a medicina. Funciona como um complemento que ajuda e amplia a eficácia dos tratamentos médicos porque faz o equilíbrio energético, e isso traz uma nova dimensão para o olhar sobre a saúde. Com o equilíbrio energético a pessoa percebe que o emocional está diretamente ligado ao físico, e também a tomada de consciência da pessoa.”

A consulta de Reiki no hospital do Fundão é assegurada por uma equipa de terapeutas, todos os sábados de manhã, em regime de voluntariado.

O nome do prémio, “Cátia Arnaut”, fica a dever-se ao facto de ter sido a primeira pessoa a desenvolver um projeto de Reiki num hospital em Portugal, no caso, num hospital privado, em Lisboa, em 2011. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados