RCB/TuneIn
Segunda, 11 Nov 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
"HOSPITAL BEMCRESCER" REINICIA ACTIVIDADES
Rádio Cova da Beira
O projecto "Hospital BemCrescer - O meu boneco vai ao hospital”, desenvolvido por alunos e docentes da licenciatura em Enfermagem da Escola Superior Dr. Lopes Dias do IPCB reinicia as actividades a partir deste mês de Novembro, podendo ser agendadas iniciativas até Julho de 2020. Pode ser visitado por crianças de jardins de infância, escolas ou mesmo acompanhadas por familiares, após marcação.
Por Paulo Pinheiro em 03 de Nov de 2019

O projecto é desenvolvido no espaço da ESALD-IPCB, sendo direccionado a crianças em idade pré-escolar e escolar, em ambiente de prestação de cuidados de saúde simulado, "com o objectivo de diminuir os medos (normais/ desenvolvimentais) das crianças em relação às instituições de saúde (hospitais/ centros de saúde, ou outros), à prestação de cuidados e aos profissionais de saúde".

De acordo com os promotores, na actividade “O meu brinquedo vai ao Hospital” são desenvolvidas diversas actividades lúdicas, num ambiente hospitalar simulado, no qual as crianças levam os seus brinquedos, tornando-os clientes dos cuidados de saúde. São criados diversos ambientes como triagem, consultas, enfermarias de pediatria e neonatologia, salas de medicação, tratamentos, etc. onde as crianças com os seus brinquedos “doentes” são atendidas por alunos da licenciatura em Enfermagem da ESALD-IPCB e realizados diversos procedimentos e intervenções, adequados à situação clínica apresentada pelo brinquedo e criada pela criança. Há ainda espaços de educação para a saúde sobre diferentes temáticas.

"Pretende-se que esta experiência ajude as crianças a desenvolver competências para, em situação de urgência, consultas ou internamento, gerirem as emoções, facilitando a adaptação e o confronto com os seus medos face aos cuidados que lhe são prestados e à relação com os enfermeiros, médicos ou outros. Desta forma, pretende-se desmistificar o trabalho realizado por estes profissionais de saúde e eliminar ou minimizar as possíveis reacções traumáticas causadas pelo contacto com os serviços de saúde, particularmente o hospital", explica ESALD.

O Hospital BemCrescer está localizado nas instalações da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, na Avenida do Empresário. As marcações são efectuadas junto da docente Emília Duarte, através do email emiliaduarte@ipcb.pt.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados