RCB/TuneIn
Terça, 12 Nov 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
AV. DA LIBERDADE INSPIRA NOVA PEÇA DA ESTE
Rádio Cova da Beira
A Estação Teatral (ESTE) estreia no próximo dia 28 de novembro uma nova peça. “Avenida” é inspirada na avenida da Liberdade, no Fundão, e leva ao palco seis atores que se desdobram em dezenas de personagens. O maior elenco de sempre na história da companhia que está a comemorar 15 anos de vida.
Por Paula Brito em 31 de Oct de 2019

O simbólico galo do cartaz da nova peça da ESTE é o galo que se vê ao cimo do cine teatro Gardunha, em plena avenida.

“A Avenida é mais um trabalho sobre a região, já foi feita uma investigação sobre a avenida da Liberdade, a partir do arquivo da biblioteca, recolhemos rostos, notícias, temos um arquivo online a que todos temos acesso, que nos vai inspirar para construir um espetáculo.”

Segundo Nuno Pino Custódio, o resultado final, mais abstrato ou mais real, será sempre sobre esta avenida. Um trabalho que é simultaneamente uma homenagem aos lojistas.

“Há a florista, há o barbeiro, há o alfaiate, o empregado do café, o engraxador, estamos a recuperar profissões, algumas extintas, e a representar o nascimento de uma via que, para uma pequena cidade de traço medieval, representa um salto na modernidade. Foi criada uma avenida ao lado de uma cidade antiga, vamos refletir sobre o que é que isso significou e o que é que significa hoje.”         

Um trabalho que, segundo o encenador, a Este prepara há mais de dois meses na sala de exposições da moagem. Um espaço que tem sido um desafio à criatividade, pelas dificuldades que apresenta.

“Difícil por todos os motivos, porque colocar aqui a luz vai desafiar o nosso iluminador a pensar de outra maneira, o que é uma mais valia, mas é uma dificuldade, porque em baixo existe uma empresa que está a fazer um trabalho muito sério o nosso é menos! temos que fazer essa gestão também desse conflito. Porque as paredes são brancas, o chão faz barulho quando os atores caminham, essas dificuldades poem-nos vivos.”

A nova peça da ESTE “Avenida” tem estreia marcada, na sala de exposições da moagem, no dia 28 de novembro.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados