RCB/TuneIn
Quinta, 14 Nov 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ERADA PRESTA HOMENAGEM A FREI DOMINGOS BARATA
Rádio Cova da Beira
A Junta de Freguesia da Erada e a paróquia daquela aldeia do concelho da Covilhã vão promover, no próximo dia nove de Novembro, uma homenagem a Frei Domingos Barata para assinalar os 310 anos sob a sua morte. A iniciativa é realizada em parceria com o museu de arte sacra da Covilhã e as dioceses da Guarda e de Portalegre/Castelo Branco.
Por Nuno Miguel em 28 de Oct de 2019
Natural da freguesa da Erada, frei Domingos Barata foi militar antes de se decidir pela carreira eclesiástica. Aos 21 anos decidiu estudar. Em Évora, fez os estudos preparatórios e, também, filosofia e teologia, tendo-lhe sido oferecido um lugar no colégio da purificação e é então que se decide pela vida religiosa. Ordenado presbítero, professou no instituto da Santíssima Trindade, no convento de Lisboa, onde ensinou durante 14 anos. 
Doutorou-se, depois disso, na Universidade de Coimbra e foi escolhido para reitor do colégio da sua ordem em Coimbra, qualificador do santo ofício e examinador das três ordens militares. Posteriormente foi convidado para exercer funções de professor de teologia moral na cidade da Guarda por frei Luís da Silva. Em 22 de Fevereiro de 1707 foi nomeado por D. João V como bispo de Portalegre, sendo confirmado pelo papa Clemente XI. Exerceu essas funções até Abril de 1709, data do seu falecimento.
Nesta homenagem na sua terra natal, frei Domingos Barata vai ter na Erada uma placa evocativa do seu nome a que se segue a inauguração de uma exposição biográfica e documental da sua obra.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados