RCB/TuneIn
Terça, 12 Nov 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ESCAVAÇÕES PERMITEM DATAÇÃO DE MINAS ROMANAS
Rádio Cova da Beira
Uma equipa de investigadores espanhóis está a realizar escavações em antigas explorações de ouro do complexo mineiro romano da Mina da Presa e do Covão do Urso, no concelho de Penamacor.
Por Nuno Miguel em 21 de Oct de 2019
Em comunicado, a autarquia penamacorense refere que “estes trabalhos irão permitir conhecer toda a estrutura do território e como decorria a vida quotidiana, durante a ocupação romana. Pela primeira vez, haverá uma datação directa e precisa, em toda a antiga Lusitânia, de minas romanas, sendo que o complexo mineiro é um testemunho notável da actividade mineira romana de extracção de ouro no nordeste da província romana”. 
Para já, os trabalhos estão a ser realizados em duas explorações mineiras de um conjunto de explorações mais abrangente do Rio Erges e Baságueda que, de acordo com a autarquia “funcionavam com depósitos de água que, neste caso, foram cortados transversalmente para obter uma datação dos diferentes níveis que o compõem, através da retirada de matéria orgânica datada por C14”.
Além da datação das minas, que será anunciada no II colóquio de arqueologia e história do concelho de Penamacor, uma análise polínica “irá permitir igualmente permitir perceber que tipo de cultivo se registava à data, se havia gado e que tipo de arvoredo predominava. Além destas escavações, foi realizada uma outra, num antigo acampamento romano de carácter temporário e que foi sendo destruído com o avanço da mina. Este acampamento foi, provavelmente, estabelecido pelos militares no início dos trabalhos mineiros”.
O projecto de estudo das Minas de Penamacor é dirigido por Brais Currás (investigador da universidade de Coimbra) e por Javier Sánchez Palencia (professor de investigação do consejo superior de investigaciones científicas). A iniciativa está integrada no projecto “Aurifer Tagus”, que visa o estudo da exploração das minas do ouro durante a época romana na Lusitânia.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados