RCB/TuneIn
Sexta, 22 Nov 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
IPCB REDUZ DE SEIS PARA QUATRO ESCOLAS
Rádio Cova da Beira
Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) vai reduzir o número de escolas, passando das atuais seis para quatro. A proposta de reestruturação já foi apresentada ao conselho geral e a ideia é que o processo esteja concluído nos próximos dois anos, como adianta em entrevista ao programa Flagrante Direto da RCB o presidente do IPCB.
Por Paula Brito em 18 de Oct de 2019

António Fernandes diz que não se trata de uma fusão, mas sim de uma redução que vai dar origem a quatro novas escolas, que ainda não têm nome, mas já têm as áreas definidas.

“Uma escola continuará a ser uma escola de artes aplicadas, que inclui as artes, o design, a multimédia, o design têxtil, os equipamentos e a educação. Uma escola com escala, acima dos 1.200 estudantes. Depois há aqui uma aproximação da saúde e do desporto, essa seria outra escola com essas valências principais. Depois uma terceira escola em que teríamos a ligação da tecnologia com as ciências agrárias e veterinárias, uma escola mais pequena, mas com capacidade de crescimento no futuro. A quarta escola junta as ciências empresariais e jurídicas com a informática.”

Quanto a Idanha a Nova, mantém as formações, mas altera-se o modelo de gestão.

“As seis escolas darão origem a quatro, e uma delas terá valências a funcionar em Idanha a Nova e valências a funcionar em Castelo Branco. Quanto às formações que estão a funcionar em Idanha a Nova, nada impede que continuem lá a funcionar, e portanto, com uma gestão dessa escola um pouco especial, diferente, o modelo de gestão será o novo diretor a decidir.”

Para o presidente do IPCB, esta reestruturação, que já foi discutida em todas as escolas e apresentada ao conselho geral, faz todo o sentido.

“Faz sentido, dá escala à instituição e permite, por um lado apostar em áreas que são determinantes para o futuro, e, simultaneamente, otimizamos os recursos e somos mais eficientes na utilização desses recursos.”

António Fernandes em entrevista ao programa Flagrante Direto da RCB, para ouvir este sábado entre as 11h e as 13h.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados