RCB/TuneIn
Sexta, 22 Nov 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UBI ESTÁ NA CORRIDA ESPACIAL
Rádio Cova da Beira
A Universidade da Beira Interior (UBI) está na corrida para lançar o primeiro nano-satélite para o espaço, em Portugal. O projeto está a ser desenvolvido a partir da UBI, como explica o investigador Jorge Monteiro, à RCB, à margem do Simpósio sobre Robótica e Tecnologias Veiculares, que decorreu, no último fim de semana, no Fundão.
Por Paula Brito em 17 de Oct de 2019

“Nós focamo-nos em coisas pequenas, neste caso cubesats, que é um cubo de 10x10x10 cm, com um peso máximo de 1.3 quilos, e nós conseguimos fazer um satélite desses e lança-lo para o espaço. Há assim uma espécie de corrida espacial em Portugal, para ver qual é a primeira universidade ou agência a enviar alguma coisa para o espaço e a UBI está na corrida, e pronta para chegar primeiro.”

A ideia, dependendo dos apoios, é lançar o nano-satélite para o espaço em 2020.

“Pode ser que sim, vai depender do financiamento que conseguirmos, temos conseguido algum, mas em engenharia é assim, primeiro o financiamento entra e depois é que podemos construir. A missão é de demonstração tecnológica, queremos demonstrar a atitude magnética do satélite, tem a ver com algoritmos de controle, e tem também o objetivo de envolver os estudantes no projeto.”

Jorge Monteiro foi um dos oradores do UBISym que decorreu no último fim de semana no Fundão. O investigador do C-MAST (Center for Mechanical and Aerospace Science and Technologies) foi apresentar o projeto Nanostar que conta com a parceria de várias universidades do sul da Europa, dois clusters aeroespaciais e por três Centros de Incubação de Empresas da Agência Espacial Europeia. 

“A ideia é construir uma sala de engenharia concorrente, em que as salas estão interconectadas, e ajudar a melhorar a educação destes nano-satélites para os estudantes. Ou seja, fazemos desafios e competições com os estudantes que, em colaboração ou competição com outros estudantes de outras universidades que estão interconectados connosco, desenham missões espaciais. A última foi uma missão à lua e agora está a ser uma missão em órbitas baixas, ou seja, à volta da Terra.”

A segunda edição do Simpósio organizado pelo Instituto de Engenheiros, Eletricistas e Eletrónicos, juntou mais de meia centena de especialistas de todo o mundo durante três dias no Fundão, para falarem de “Robótica e tecnologias Veiculares".

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados