RCB/TuneIn
Domingo, 15 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FERRO CRIA ALBERGUE PARA PEREGRINOS DE SANTIAGO
Rádio Cova da Beira
Na apresenta√ß√£o do I Col√≥quio Internacional ‚ÄúCaminho de Santiago‚ÄĚ, que a freguesia do Ferro acolhe no pr√≥ximo dia 26 de outubro, Paulo Ribeiro garantiu que at√© final do ano a casa paroquial ser√° transformada em albergue. Quanto ao col√≥quio, vai juntar, durante todo o dia, v√°rias personalidades do mundo acad√©mico, religioso e pol√≠tico.
Por Paula Brito em 15 de Oct de 2019

“O Ferro tem um dos percursos melhores identificados, e sendo uma etapa final, para nós faz todo o sentido promover os Caminhos de Santiago e ao mesmo tempo promover a freguesia enquanto destino de peregrinação e turismo.”

Segundo o autarca, a junta de freguesia assinou um protocolo com a diocese da Guarda para transformar a Casa Paroquial do Ferro num albergue destinado a receber os peregrinos de Santiago.

”Esse protocolo foi assinado há cerca de seis meses, a casa está a ser avaliada para ver que tipo de trabalhos é preciso fazer, e até ao final do ano estará pronto o albergue devidamente autorizado, e apenas para peregrinos de Santiago.”

A freguesia de Ferro termina uma das etapas da Via Portugal Nascente, que começa em Tavira e termina em Santiago de Compostela. Entre Évora e Trancoso, o caminho foi todo requalificado, do ponto de vista da sinalética e enquadramento.

“Esta remodelação teve um aspeto importante que foi a criação de uma APP. Qualquer peregrino basta, em qualquer motor de busca meter caminhosdesantiago, e procurar a via Portugal Nascente, e tem as diferentes etapas, desde Évora até Trancoso.”

Carlos Madaleno, na apresentação do I Colóquio Internacional que o Ferro acolhe no próximo dia 26, entre as 10h e as 18h. Segundo o direto dos museus municipais da Covilhã, o colóquio terá um painel sobre o Caminho de Santiago e a sua conciliação com o turismo e a cultura, outro sobre a peregrinação sem massificação que este caminho permite, e um terceiro painel que vai abordar a questão do ponto de vista do peregrino.

O Colóquio decorre junto ao centenário castanheiro da serra da Ferro, e o transporte é feito a partir do centro interpretativo da cereja, às 9h. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na junta de freguesia ou na sua página online. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados