RCB/TuneIn
Sexta, 15 Nov 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UBI: HONORIS CAUSA PARA REITORES DE ANGOLA E MOÇAMBIQUE
Rádio Cova da Beira
A Universidade da Beira Interior (UBI) atribui o título de Doutor Honoris Causa ao reitor da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) e ao reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo (Angola).
Por Paulo Pinheiro em 14 de Oct de 2019

Em nota à comunicação social, a UBI refere que o trabalho que estas duas personalidades desenvolveram "na formação de quadros nos seus países e no espaço lusófono" é apontado como uma das razões para a atribuição do Honoris Causa por aquela instituição de ensino superior da Covilhã

 

De acordo com a Universidade, a decisão foi aprovada por unanimidade na reunião do Senado da UBI do dia 10 de outubro, após proposta do reitor da UBI".

 

António Fidalgo justificou a escolha com "a relevância de ambos na promoção da formação de quadros altamente qualificados em cada um dos seus países e, de modo geral, nos países lusófonos".

 

"O percurso profissional e académico de ambas as individualidades é revelador do trabalho desenvolvido em organizações científicas das suas áreas de formação, bem como de entidades nacionais e organizações internacionais, com destaque para a ligação ao ensino superior português", acrescenta a UBI.

 

Orlando António Quilambo é reitor da Universidade Eduardo Mondlane e que desempenhou outras funções de administração na instituição, como vice-reitor, diretor científico e diretor da Faculdade de Ciências. Doutorado em Ciências Naturais pela Universidade de Gröningen, da Holanda, tem ainda formação em áreas da gestão universitária.

 

De acordo com o referido, "está envolvido em organismos internacionais dedicados à educação e formação, destacando-se a Associação das Universidades Africanas (é presidente da entidade e vice-presidente do seu Conselho de Administração), a Associação do Ensino à Distância dos Países de Língua Portuguesa (vice-presidente) e a Associação das Universidades da Língua Portuguesa (membro do Conselho Fiscal)".

 

Relativamente a Orlando Manuel José Fernandes da Mata, a UBI lembra que este é reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo e que foi, anteriormente, reitor da Universidade Agostinho Neto, também em Angola.

 

"É engenheiro agrónomo, mestre em Agro-Química pela Universidade Martin Luther-Halle/Wittenberg, da antiga República Democrática da Alemanha, e Doutorado em Nutrição Vegetal, pelo Instituto de Agronomia Tropical da Universidade de Leipzig (República Federal da Alemanha)".

 

Actualmente preside à Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), da qual a UBI faz parte. É igualmente membro fundador e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Angolanas (Cruang).

 

Orlando da Mata exerceu o cargo de vice-ministro da Ciência e Tecnologia de Angola e foi o representante daquele país no Comité Consultivo Multidisciplinar de Ciência e Tecnologia da SADC da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação.

 

A UBI informa ainda que os dois doutoramentos Honoris Causa serão outorgados no segundo semestre do atual ano letivo, já em 2020, em cerimónia a decorrer naquela universidade.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados