RCB/TuneIn
Quinta, 14 Nov 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CINE ECO ASSINALA BODAS DE PRATA
Rádio Cova da Beira
O festival de cinema ambiental da Serra da Estrela vai estar de regresso a Seia entre os dias 12 e 19 de Outubro. A selec√ß√£o oficial √© composta por 80 filmes, oriundos de 20 pa√≠ses, e em que s√£o abordadas quest√Ķes inerentes ao ambiente e √† emerg√™ncia clim√°tica, uma reflex√£o geral sobre o impacto da ac√ß√£o do homem na terra.
Por Nuno Miguel em 11 de Oct de 2019
Para além da exibição dos filmes, o festival conta ainda com um conjunto de actividades complementares como exposições, instalações artísticas, um cine-concerto, workshops e oficinas de educação ambiental e residências artísticas. Também a iniciativa “escolas no cine eco” regressa este ano em que crianças e jovens, desde o pré-escolar até ao ensino secundário e profissional, vão ter a oportunidade de visualizar filmes e conversar com alguns dos mais de 30 realizadores e directores presentes nesta edição.
Outro dos pontos altos do evento vai para a realização do segundo fórum internacional de festivais de cinema de ambiente, que vai decorrer no próximo sábado no centro de interpretação da Serra da Estrela. A iniciativa conta com dois painéis de debate. Durante a parte da manhã a moderação vai estar a cargo de Francisco Teixeira da agência Portuguesa do Ambiente e à tarde por Helena Freitas, do centro de ecologia funcional e cátedra Unesco em biodiversidade e desenvolvimento sustentável. Estão confirmadas intervenções de Eleonora Izunsa, co diretora do festival de cinema ambiental do México,  Bruno Manique do “centro Portugal film comission”, Norberto Santos, coordenador do grupo de turismo, património e território da universidade de Coimbra,  Paula Sobral, presidente da associação portuguesa de lixo marinho e Francisco Ferreira, presidente da associação ambientalista zero.  
De acordo com o director do festival, Mário Jorge Branquinho “depois do sucesso do ano passado, este fórum consolida Seia como a cidade que chama até si a centralidade do debate internacional, além de acentuar a importância dos festivais de cinema ambiental na consciencialização e na educação das populações”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados