RCB/TuneIn
Segunda, 21 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UBI: ANA PAULA DUARTE CANDIDATA
Rádio Cova da Beira
Ana Paula Duarte confirma à RCB a candidatura ao cargo de reitor da Universidade da Beira Interior. Ainda é cedo para desvendar as ideias que tem para o futuro da UBI, mas assegura que a decisão está tomada. O acto eleitoral realiza-se em 2021, antes (2020) são eleitos os membros do Conselho Geral que elegem o novo reitor.
Por Paulo Pinheiro em 09 de Oct de 2019

Oiça aqui a notícia com a repórter RCB Paula Charro: https://audiomack.com/song/cova-da-beira/ana-paula…


Ana Paula Duarte é Professora Catedrática da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Universidade da Beira Interior, é coordenadora científica do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI) desde 2015, Diretora do curso de Doutoramento em Ciências Farmacêuticas da FCS desde a sua criação em 2011 e Coordenadora da Unidade de Farmacovigilância da Beira Interior desde a sua criação em 2017.É Vice-Presidente da FCS para a Investigação desde 2017. Entre 2009 e 2013 foi Vice-Reitora para a Investigação e Inovação da Universidade da Beira Interior, desempenhando ainda a função de substituição do Reitor nas ausências e impedimentos. Durante este período foi ainda Presidente do Instituto Coordenador da Investigação.

 

Licenciou-se em Ciências Farmacêuticas – Ramo de Análises Químico-biológicas pela faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra em 1986. Iniciou o seu percurso profissional no mesmo ano no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Distrital do Fundão. Entrou na Universidade da Beira Interior em 1987 como assistente estagiária na Faculdade de Engenharia, passando a Assistente em 1991. Depois do doutoramento (Engenharia do Papel, na área de Química da Madeira) em 1996, passou a Professora Auxiliar (1996-2000), Professora Associada (2000-2009) e é Professora Catedrática desde 2009, tendo prestado provas de Agregação em 2008. Durante este período foi presidente de Departamento por 2 mandatos, 1998-2000 e 2006-2008. Integra o quadro da FCS desde 2009.

 

Os seus interesses de investigação residem na extração de compostos polifenólicos de plantas e outros produtos naturais e avaliação das suas actividades biológicas, nomeadamente aquelas relacionadas com a actividade antioxidante. Os interesses atuais de investigação incluem o impacto e o mecanismo de acção dos polifenóis naturais em doenças relacionadas com o stress oxidativo como o cancro.

 

As suas atividades de ensino estão distribuídas por vários ciclos de ensino da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI com preponderância no Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas nas áreas de Farmacognosia e Farmacologia, mas também nos 3º ciclos de Medicina, Biomedicina e Ciências Farmacêuticas e nos 2º ciclos de Ciências Biomédicas, Biotecnologia e Química Medicinal, estes 2 últimos da Faculdade de Ciências.

É perita da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) desde 2015, fazendo parte da Comissão de Avaliação Externa (CAE) de Ciências Farmacêuticas.

É também vereadora da Câmara Municipal do Fundão.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados